Desenvolvimento Econômico | 06/12/2023

Prefeitura marca o ano com forte atuação de fomento à economia

Programa de empreendedorismo feminino, fortalecimento do artesanato e agricultura familiar, implantação do Programa de Cultivo Protegido e construção da Usina de Suco de Uva, capacitação profissional, divulgação de vagas e anúncio de novas empresas e ampliações das plantas instaladas são resultados das políticas públicas em Louveira

 

Como parte fundamental aos investimentos de R$ 1 bilhão em ações, obras e programas para aprimoramento dos atendimentos à população nestes últimos dois anos e meio, a Prefeitura marca também o ano de 2023 com uma forte atuação para a retomada da economia e fortalecimento dos setores importantes para a cidade. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Prefeitura avançou com ações em agricultura, turismo e emprego.

Um dos destaques é a construção da Usina de Suco de Uva, uma demanda antiga dos produtores da cidade e que será uma aliada no armazenamento e processamento das uvas não comercializadas. Além de ser importante para a agricultura da cidade, será também um local de visitação, atraindo turistas de toda a região. A Usina de Suco segue com construção avançada, já com toda edificação e cobertura feitas e pavimentação sendo realizada. (SAIBA MAIS) 

O apoio à retomada da economia é a grande prioridade. Com gestão e políticas públicas em todas as áreas, a credibilidade do atual governo tem aquecido os investimentos privados em ampliações e novos projetos, assim como atraído novas empresas (SAIBA MAIS) 

No setor do emprego, a atuação foi em diversas frentes: no fortalecimento do empreendedorismo feminino por meio do Programa Quebrando Barreiras – por ele a Prefeitura inovou com o curso de capacitação feminina para a função de operadora de empilhadeiras – algumas concluíram o curso já empregadas; a atuação para instalação da unidade do Sebrae Mulher, que deve acontecer em breve, além do fortalecimento do artesanato, que em sua maioria é formado por mulheres.

Ainda, no mês de novembro, Louveira apresentou mais saldo positivo de empregos. Dados do Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho, apontam que Louveira fechou o mês de Outubro de 2023 com mais um saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada. Foram 155 novos postos de trabalho, saldo gerado positivo pela relação entre 708 novas admissões e 553 desligamentos, o que coloca a cidade com um saldo positivo, em 2023, de 746 novos postos de trabalho, o melhor saldo dos últimos 2 anos. Ainda, o destaque em Outubro, novamente, ficou para a maior quantidade de novas vagas de empregos ocupadas pelas mulheres, 60% do total de 155 novos postos. (SAIBA MAIS) 

O artesanato também ganhou um grande espaço neste ano, com o cadastramento dos artesãos, o espaço bem estruturado para eles na 53ª Festa da Uva e 9ª Expo Caqui, assim como na Feira do Produtor, realizada toda terça-feira na Estação Ferroviária.

Mas também a Prefeitura fortaleceu a divulgação das vagas de emprego pelo SAT (Serviço de Apoio ao Trabalhador) – foram mais de 1.600 vagas divulgadas no 1º semestre; criou o Portal do Emprego/Empreendedor para ampliar a relação entre as empresas e os candidatos (SAIBA MAIS) , além de oferecer cursos de formação profissional pelo Nucca (Núcleo de Capacitação) – neste ano foram 45 cursos formando cerca de 500 profissionais nas mais diversas áreas.  Todas essas ações sinalizaram mais um avanço no número de emprego na cidade (SAIBA MAIS) 

Na agricultura, a Prefeitura implantou o novo Programa Incentivo do Cultivo Protegido, de subsídios aos produtores para aquisição de telas de preservação das videiras contra pássaros e intempéries, realizou o Promif (Programa Municipal de Incentivo a Fruticultura), o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA), valorizou a agricultura familiar com a implementação da Feira do Produtor e também ampliando para 57,5% a compra de itens adquiridos dos produtores da cidade para a merenda escolar.