Desenvolvimento Urbano | 07/11/2023

Com atualização dos índices de Cidades Excelentes, Louveira se mantém em 1º em Infraestrutura e Mobilidade Urbana

Segundo o ranking do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), Louveira é a melhor entre as sete cidades da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) e a 2ª melhor quando comparada aos 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC)

 

Com amplos investimentos em infraestrutura, Louveira está sendo apontada pelo índice de Cidades Excelentes com a melhor entre as sete cidades que compõem a Região Metropolitana quando se trata de Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Segundo o IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), a cidade está na 1ª posição regional da categoria e ainda em 2º lugar quando comparada aos 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas. Com a atualização dos índices nesta semana Louveira se mantém como destaque.

Para estabelecer os dados sobre infraestrutura e Mobilidade, o Instituto avalia como indicadores as Condições habitacionais, Infraestrutura urbana, Abastecimento de água, Tratamento do esgoto, Acesso à rede de esgoto e Coleta de lixo domiciliar, Deslocamento casa trabalho em menos de 1 hora e Acessos à banda larga fixa por 100 habitantes.

Com planejamento, novos projetos e ações, a Prefeitura vem implantando uma verdadeira reestruturação na infraestrutura da cidade, e em todas as áreas; muitas delas já entregues durante o ano e muitas outras que seguem em execução. Na Saúde, a futura instalação do novo Hospital do Santo Antônio de Louveira, cujas reforma do prédio onde será instalado deve começar em novembro; a adequação e reforma do prédio onde está instalado o Centro de Referência do Autismo; a Central de Suprimentos, recentemente implantada depois da reforma do galpão, e que unifica o armazenamento e distribuição dos medicamentos e insumos farmacêuticos e também administrativos da Saúde; a reforma do prédio onde futuramente abrigará a Vigilância em Saúde (Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Zoonones).

Em Habitação, a Prefeitura está concretizando, por meio da Fundação Municipal de Habitação (Fumhab), o maior empreendimento de moradia social da história de Louveira. O Residencial Tabarana é um projeto inédito na cidade e que vai proporcionar moradia dignas e qualidade de vida à população de baixa renda. As obras seguem avançadas com a construção de 25 torres, totalizando 400 apartamentos. O residencial contará ainda com portaria, salão de festa e quadra poliesportiva.

Em Saneamento, Louveira tem avançado com obras para aprimoramento na distribuição de água e rede de esgoto, entre elas adequações em reservatórios de água, canalizações de trechos de córregos e construção de biodigestores para ampliação da rede de esgoto.  (SAIBA MAIS) 

Em Educação, a estrutura das escolas também está recebendo melhorias, com grande reformas e ampliações, além das manutenções e pinturas. Somente neste ano, a Prefeitura aplicou recursos nas reformas da CECI Chapeuzinho Vermelho, EMEF Odilon Leite Ferraz, CECI Mundo Maravilhoso, EMEF José Pereira Dutra, que seguem avançadas; a e manutenções e pinturas nas unidades: CECI (Centro de Convivência Infantil) Pequenos Brilhantes, CECI Paraíso do Saber, CECI Herdeiros do Futuro, EMEF Ângelo Argenton Filho, Emef José Odair Montelatto, EMEI Prefeito Nicolau Finamore, CEIL Centro, EMEF Odilon Leite Ferraz. Uma das obras recentemente iniciadas é no CEIL Bairro, na estrutura de uma das paredes do ginásio das piscinas cobertas e ao lado do campo de futebol, com adequação dos vestiários e nova estrutura com cobertura. Mas os investimentos em infraestrutura têm realizado melhorias em todas as áreas. (SAIBA MAIS)

A boa posição de Louveira em Infraestrutura e Mobilidade é resultado também dos investimentos de R$ 1 bilhão aplicados nos últimos 2 anos e meio pela Prefeitura em obras, programas e ações, incluindo o término de obras iniciadas antes de 2021, cujo objetivo é melhorar a estrutura e aprimorar o atendimento à população. Este é um dos mais abrangentes Pacotes de Obras já realizados em toda a história da cidade. (SAIBA MAIS)