Assistência Social | 14/06/2021

RESPEITO – Louveira inicia campanha de combate à violência contra o idoso nesta terça-feira (15)

Ações de divulgação começam no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

A Prefeitura de Louveira realizará a partir da próxima terça-feira (15) ações para sensibilizar a população sobre o enfrentamento à violência contra o idoso.

A campanha Junho Violeta será realizada pela Secretaria de Assistência Social e pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Idosas e seguirá até o final do mês. Durante a semana serão divulgados vídeos informativos sobre o tema nas redes sociais da Prefeitura. Cartazes também estão sendo disponibilizados e afixados na Secretaria de Assistência Social, no CRAS e no CREAS e nas unidades de saúde da cidade.

O dia 15 de junho foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) como Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre o tema e abordar medidas para prevenir e identificar situações de violência, negligência e abuso contra os idosos.

Vale ressaltar que de acordo com os dados do IBGE, cerca de 11% da população de Louveira é composta por pessoas idosas, com 60 anos ou mais.

“Essa campanha é importante para fortalecer a nossa rede de proteção e reforçar a ideia de que violência ao idoso não é apenas a agressão física, mas também pode ser por abandono, negligência, abuso financeiro e sexual”, disse Simone Angelina, secretária executiva do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Idosas.

Como denunciar

Para denunciar casos de violência contra idosos, qualquer pessoa pode telefonar para o Disque 100.

As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100. O serviço é prestado 24 horas, inclusive em finais de semana e feriados.

A denúncia também pode ser feita pelo telefone 153 da Guarda Municipal.