Assistência Social | 07/04/2016

Prefeitura oferece ampla assistência à terceira idade

idoso

É necessário cuidar de quem construiu nosso passado. Seguindo essa premissa, a Prefeitura de Louveira auxilia os idosos que fazem parte do Grupo da Terceira Idade de Louveira. A programação de atividades é vasta, incluindo aula de yoga, coral e ginástica adaptada. A iniciativa é da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, que busca oferecer para essas pessoas uma melhor saúde física e mental.
A maioria das atividades acontece no Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado na Área de Lazer do Trabalhador. Atualmente, cerca de 350 idosos participam do grupo e usufruem dos benefícios. Os interessados em participar das atividades devem comparecer ao CCI para fazer o cadastro. O grupo acolhe os idosos acima dos 60 anos.
O casal Luiza, 78, e Fernando Ulbrich, 80, participam do grupo há 15 anos. “Nós fazemos aula de vôlei, de yoga; é ótimo para a saúde, e para a mente, pois ficamos ocupados, um cuidando do outro e aprendendo muito” afirma Luiza.

A mente e o corpo são essenciais para uma vida saudável!

O Grupo da Terceira Idade de Louveira oferece aos participantes aulas de artesanato, coral, coreografia, alfabetização, ginástica adaptada, dando todo o suporte, por meio de profissionais qualificados. Na quadra da Área de Lazer, a secretaria de Esporte oferece vôlei adaptado feminino e masculino, em várias categorias.
Para Dalva Assunção, 68, que joga na categoria +60 de vôlei adaptado, essa iniciativa é muito boa. “Minha saúde melhorou muito, não falto a nenhum treino porque, além de exercitar o corpo, estimula a mente. Faço varias amizades e é muito gostoso” comenta.
Através destas atividades, o Grupo da Terceira Idade participa dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), realizado anualmente, e recebe os idosos de todas as cidades da região, disputando tanto nos esportes como na coreografia de dança.

Cartão Especial auxilia mobilidade

A Divisão de Trânsito também atende o idosos com o cadastro de cartão para vagas especiais de idosos. O Cartão para vagas especiais é gratuito, pode ser retirado na hora e é válido em todo o território nacional. Em todas as regiões do Estado de São Paulo e pelo Brasil existem vagas de estacionamento reservadas exclusivamente para idosos.
O uso da credencial é obrigatório. Por isso, a Prefeitura de Louveira, por meio da Divisão de Trânsito, faz o cadastramento gratuito das pessoas interessadas em obter o cartão, e a renovação acontece a cada cinco anos. Os interessados devem procurar a Divisão de Trânsito, localizada à Rua Gabriel Scocco, 53, bairro Santo Antonio. Mais informações por meio do telefone (19) 3848-4145.

A partir dos 60 anos, idosos utilizam ônibus gratuito

Garantido pelo Estatuto do Idoso, em vigor desde 2003, o transporte público gratuito é um direito dos idosos com mais de 65 anos. Em Louveira, porém, esse benefício é estendido também aos idosos de 60 a 65 anos. A Secretaria de Assistência Social garantiu aos idosos louveirenses desta faixa de idade o auxílio integral do transporte equivalente a 60 viagens de ônibus da cidade.
Todos os idosos de Louveira, com idade entre 60 e 65 anos, podem fazer o requerimento do cartão de auxílio transporte no CRAS do Centro e do Bairro Santo Antônio.