Saúde | 31/10/2023

Prefeitura foca obras de Saúde para otimização do atendimento à população

Ações, programas e obras concluídas e a serem iniciadas são resultados dos investimentos da administração municipal; em 2023, a Prefeitura aplicou 30,27% do orçamento em Saúde, acima do exigido pela legislação, que é de 15% do total do orçamento; em breve a Prefeitura dá início à reforma do prédio onde será instalado o novo Hospital do Santo Antônio

Louveira soma neste ano obras importantes realizadas pela Prefeitura para a avançar ainda mais no atendimento integral e otimizado à população. São inúmeras ações em todas as fases: já concluídas, como o Centro de Referência do Autismo, que atende hoje cerca de 300 pessoas, em sua maioria crianças, e a Central de Suprimentos da Saúde, recentemente concluída, onde estão armazenados os medicamentos e insumos da Secretaria, tanto da área farmacêutica, odontológica como também administrativa; e em fase iminente de obras, como é o caso do Hospital Santo Antônio, cuja reforma do local deve começar em breve.

Além das obras estruturais, o sistema municipal de Saúde em Louveira avança também com uma série de ações que resultam em benefícios à população, como agilidade na entrega de medicamentos, por meio do Programa Remédio em Casa. Como resultado dos investimentos A Prefeitura registrou aumento na oferta de exames nos 6 primeiros meses de 2023.  Todas as obras e ações são resultado dos investimentos da atual gestão, que tem transformado a estrutura da Saúde em Louveira como um todo. (SAIBA MAIS)

A Central de Suprimentos da Saúde, recentemente instalada, tem por objetivo unificar o armazenamento de medicamentos, insumos e materiais permanentes da Secretaria de Saúde, e, principalmente, otimizar a distribuição dos materiais para as unidades de Saúde.

Localizada estrategicamente na área industrial, é um grande galpão, de cerca de 800m², onde foram feitas as divisórias das salas de acordo com as exigências técnicas da Saúde, com salas refrigeradas para conservação dos medicamentos, salas específicas para medicamentos controlados e estrutura que possibilita a organização de todos os insumos e materiais utilizados pela assistência farmacêutica e pela Secretaria de Saúde em geral. Até então, os medicamentos, insumos e materiais permanentes da Secretaria da Saúde eram armazenadas em dois locais diferentes: os medicamentos no CS III (UBS Dra. Lucilene Mosca Melin), e os demais suprimentos no CRL (Centro de Reabilitação de Louveira). (SAIBA MAIS)

A próxima estrutura para ampliar a rede de Saúde de Louveira é a implantação do Hospital Santo Antônio, cuja reforma do prédio deve começar neste mês de novembro. O hospital será instalado onde funcionava o Pronto Atendimento e o Centro de Especialidades Médicas Odontológicas (CEMO). O Hospital do Santo Antônio foi anunciado pela atual gestão no início de 2023, por meio do Programa Rede Hospitalar Louveira, que passará a ser composta pela Santa Casa e o novo Hospital do Santo Antônio, integrando um sistema que oferece atendimento pelo SUS para casos de baixa e média complexidade na cidade, e que é complementar aos serviços de alta complexidade gerenciados pelo Estado em hospitais da região.  (SAIBA MAIS)

Uma das grandes conquistas na Saúde para a população de Louveira neste ano é o Centro de Referência do Autismo, inaugurado em março. Hoje o centro atende cerca de 300 pessoas com o espectro autista, em sua maioria crianças. Para otimizar o atendimento existe o protocolo, que começa através do serviço Atenção Primária em qualquer Unidade Básica de Saúde, passando primeiramente por atendimento pediátrico ou clínico. Após isso, o paciente é encaminhado para avaliação no Centro de Referência.

A Prefeitura investiu neste ano 30,27% do orçamento municipal em Saúde, acima do exigido pela legislação, que é de 15% do total do orçamento. A cidade teve em 2023 investimentos de R$2,2 mil per capita em Saúde, sendo apontada como 3ª melhor entre as cidades das regiões metropolitanas de Campinas e Jundiaí pelo Ranking Connected Smart Cities. (SAIBA MAIS)