Desenvolvimento Urbano | 07/08/2023

Centro Logístico de Medicamentos da Prefeitura deve otimizar a distribuição de insumos da Saúde em Louveira

​O galpão, localizado estrategicamente na área industrial de Louveira, vai unificar o armazenamento de medicamentos, insumos e materiais permanentes da Secretaria de Saúde

Louveira contará em breve com um local unificado para armazenamento de medicamentos, insumos e materiais permanentes da Secretaria de Saúde. Com o novo centro de logística, a Prefeitura visa otimizar a distribuição dos materiais. Para tanto, adequações estão sendo feitas no prédio, localizado dentro Condomínio Industrial Trevizo. As obras estruturais do galpão seguem para finalização e então o prédio será entregue para que a Secretaria de Saúde dê início à montagem e ao processo de transferência dos medicamentos e insumos para o novo local.

“O centro logístico da Saúde é uma inovação para a cidade porque teremos um único local que será a referência para armazenamento, controle e distribuição dos medicamentos. Desta forma, o atendimento será otimizado porque o local concentrará todos os insumos de forma estratégica. Este é mais um importante investimento da nossa gestão, que tem transformado a estrutura da Saúde em Louveira como um todo. Já inauguramos neste semestre o Centro de Referência do Autismo; na semana passada o Ambulatório Mamãe Aconchego, onde as mães receberão orientações sobre amamentação; e temos ainda muito para realizar, como, por exemplo, as obras do hospital do Santo Antônio, que está em fase de licitação”, disse o Prefeito Estanisau Steck.

A estrutura do centro logístico é de um grande galpão, de cerca de 800m², onde foram feitas as divisórias das salas de acordo com as exigências técnicas, apontadas pela Secretaria de Saúde, especialmente para os medicamentos, como explica a Secretária de Saúde, Márcia Bevilacqua.

“São salas refrigeradas, cada uma com temperatura especificamente controlada para a conservação dos medicamentos. O local está muito bem estruturado e possibilita uma completa reorganização de todos os insumos e materiais utilizados pela Saúde e também das equipes que atuam neste serviço fundamental para a assistência farmacêutica em Louveira”, diz a Secretária de Saúde, Márcia Bevilacqua.

Hoje os medicamentos, insumos e materiais permanentes da Secretaria da Saúde estão armazenadas em dois locais diferentes: os medicamentos estão no CS III (UBS Dra. Lucilene Mosca Melin), no centro, e os demais suprimentos no CRL (Centro de Reabilitação de Louveira).

Para que o galpão atendesse às normas vigentes da Saúde, as adequações foram feitas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano. “A reforma incluiu duas etapas: a primeira com melhorias na estrutura física do galpão, inclusive tratamento específico para o piso – aplicação de resina e tratamento das juntas; infraestrutura para nova instalação elétrica e pintura geral; e na segunda, então fizemos a montagem dos espaços, com a instalação das divisórias específicas para ambientes da Saúde, conforme a necessidade apontada pela Secretaria da Saúde, e que inclui, por exemplo, a instalação de ar condicionado para controle da temperatura”, ressalta o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Pissulin.

Obras

A Prefeitura de Louveira tem investido na estruturação dos serviços à população. Hoje são cerca de 30 obras em andamento, atendendo às áreas de Saúde, Educação, Infraestrutura, mas também Esporte, Lazer, entre outras.