Assistência Social | 04/09/2014

Prefeitura acolhe moradores de rua e ação recebe elogios da população

moradores_rua

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Louveira, sob a coordenação do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e apoio do Centro Terapêutico Educacional Cristão – CTEC, encaminharam no último mês de julho, mais de 8 moradores de ruas que se encontravam na Praça Nossa Senhora Mãe dos Homens, no bairro Santo Antonio, para a Casa de Acolhimento. Neste abrigo provisório, os “acolhidos” como são chamados os integrantes da Casa, pernoitam e recebem todos os cuidados necessários. “Alguns deles têm família e são auxiliados pelos técnicos a retornarem às suas residências”, explicou a psicóloga e coordenadora da Casa, Marili Escudero.

O trabalho realizado com a população em situação de rua é efetuado pela Proteção Especial de Alta Complexidade do Serviço Único de Assistência Social (SUAS) em parceria com outras secretarias. "Além desta rede, contamos também com o apoio de entidades e cidadãos louveirenses que com atitudes positivas participam deste programa, compreendendo que estas pessoas devem ser verdadeiramente cuidadas”, disse o secretário de Assistência Social, Rogério Nóbrega. “Essas pessoas que são retiradas das ruas têm residências fixas, e por algum problema, não conseguem ficar em casa e vêm se abrigam na Praça. Na Casa de Acolhimento eles recebem todo o atendimento para que voltem à sociedade, ao mercado de trabalho e para o convívio com seus familiares”, concluiu Nóbrega.

A Casa de Acolhimento conta com uma equipe de psicólogos, assistentes sociais, monitores e outros funcionários e terá capacidade para abrigar cerca de 30 moradores de rua por noite. O programa abranger o atendimento, o acolhimento e ações de recuperação da saúde e qualificação profissional dos moradores de rua.

O serviço de abordagem social realiza atendimentos sociais aos moradores de rua de forma periódica e programada, não se tratando de ação de recolhimento e sim de reinserção sociofamiliar. O serviço é realizado com ou sem denúncias, seguindo diretrizes da legislação vigente. Após atendimentos sociais em quantidades necessárias, e aceitando a abordagem, os indivíduos são acolhidos no abrigo ou levados para as suas residências; e se não forem de Louveira, são encaminhados para o município de origem.

População e Comerciantes elogiam iniciativa da Prefeitura

O comerciante Rui da banca de jornais da praça Santo Antonio, disse que agora a praça está tranquila e todos estão elogiando. “Chegou a existir mais de 12 moradores de rua aqui na praça. Já estou aqui há mais de 3 anos e a  bagunça na praça era demais, todo mundo reclamava. Agora que eles foram encaminhados ao abrigo, os moradores estão conseguindo utilizar o parquinho e andar tranquilamente”, explicou o comerciante Rui.

Duas funcionárias que trabalham na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, as secretárias Gentilia Veronese e Maria Clara Lourençon, disseram que este apoio aos moradores de rua é muito importante. “Não é apenas retirar das ruas mas também apoiá-los. O auxílio à essas pessoas é fundamental para que elas voltem a se sentir importantes e reintegradas na sociedade. Muitas vezes essas pessoas só necessitam de um pouco mais de atenção”, declarou a secretária Gentilia.

Mais informações sobre a Casa de Acolhimento ligue para o Centro de Referência da Assistência Social de Louveira: (19) 3878-4136.