Educação | 08/12/2023

Prefeitura abre ExpoTabarana neste sábado (9) na Estação Ferroviária

A abertura da exposição acontece a partir das 18h no espaço interno da Estação; organizada pela Secretaria de Educação, a exposição apresenta os trabalhos manuais confeccionados pelos alunos da rede municipal de ensino nas aulas de Arte e com foco na educação ambiental

Com o início das atividades natalinas em Louveira neste final de semana, também será aberta a ExpoTabarana, exposição dos trabalhos manuais confeccionados pelos alunos da rede municipal de ensino. Realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, a exposição estará aberta a partir deste sábado (9) às 18h e permanecerá durante todo o mês de dezembro.

A ExpoTabarana é resultado dos trabalhos manuais confeccionados pelos alunos nas aulas de Arte e que são alinhados com o projeto de educação ambiental – um dos pilares no ensino na cidade, e tem como tema “Reciclar é ressignificar o amanhã”. Os visitantes poderão conferir trabalhos como colagens com papel reciclável, pinturas e elaborados com outras técnicas.

EMESA

A consciência sobre sustentabilidade e preservação do Meio Ambiente é bastante incentivada para os alunos da rede municipal, dentro de fora da escola. Para colocar em prática os ensinamentos, a Educação e a Gestão Ambiental caminham juntas. Neste ano, a Prefeitura realizou a 19ª edição do Emesa (Encontro Municipal de Educação e Sustentabilidade Ambiental). Tradicional nas escolas de Louveira, o evento aconteceu em agosto em todas as escolas, com exposições e apresentações dos trabalhos realizados pelos alunos sobre preservação ambiental, com o tema “Água para nós, água para mim, minha voz no comitê mirim”. (SAIBA MAIS)

Como parte da educação ambiental, os alunos participaram de diversas atividades também externas, entre elas, as visitas de observação ao Rio Capivari, para ver de perto a importância do rio e de seus afluentes para o abastecimento da cidade e para o meio ambiente de toda a região; os alunos também visitaram uma cooperativa de reciclagem para aprender sobre a importância do consumo racional dos itens materiais e do descarte correto das embalagens daquilo que é consumido.

Em outra ação de conscientização, as crianças sob orientação e acompanhamento dos professores, tiveram a oportunidade de compreender como o lixo descartado de forma errada vai para o bueiro e segue para os córregos e afluentes, poluindo assim as águas dos rios. Denominada de “o rio começa aqui”, as crianças realizaram uma fiscalização na rua, retirando alguns lixos de calçadas e terrenos, e uma pintura próximo ao bueiro, em que diz que o rio também começa ali. As crianças também fizeram visitas ao Centro de Educação Tabarana para conhecer, junto à Gestão Ambiental, os caminhos percorridos pelas águas pluviais. (SAIBA MAIS)