Educação | 01/09/2023

EMESA: comunidade escolar avalia o 19º Encontro Municipal de Educação e Sustentabilidade Ambiental

O encontro, realizado pela Prefeitura por meio da parceria entre a Secretaria de Educação e Secretaria de Gestão Ambiental, aconteceu no final de agosto, durante uma semana, em todas as escolas, com exposições e apresentações dos trabalhos realizados pelos alunos sobre preservação ambiental

A rede municipal de ensino de Louveira encerrou o mês de agosto marcando a 19ª edição do Encontro Municipal de Educação e Sustentabilidade Ambiental (EMESA). Tradicional na cidade, o evento aconteceu durante uma semana em todas as escolas com exposições e apresentações dos trabalhos realizados pelos alunos sobre preservação ambiental, com o tema “Água para nós, água para mim, minha voz no comitê mirim”.

O encontro é resultado da parceria entre a Secretaria de Educação e Secretaria de Gestão Ambiental, e, para prestigiar os trabalhos, o Prefeito Estanislau Steck esteve em diversas escolas, assim como as secretárias municipais - de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

“O EMESA deste ano foi muito bem organizado, com trabalhos bem elaborados pelos alunos e professores. Por todas as escolas nós vimos a dedicação de todos, o envolvimento dos alunos e o empenho dos professores em fazer com que as crianças realmente aprendessem a importância da preservação ambiental, e das atitudes práticas que todos nós precisamos ter para cuidar da natureza”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

Com exposições abertas para os pais e responsáveis, toda a comunidade avaliou como positivo o resultado do EMESA. A diretora do CEIL Fundamental Centro, Ariani Osorio Assalim, aponta as ações de tecnologia como destaque das atividades realizadas na escola. “Este ano o CEIL optou por reduzir o impacto ao meio ambiente na apresentação dos produtos finais com atividades que foram acessadas por meio do QR Code. Além disso, nossa exposição foi essencialmente feita de materiais recicláveis ou reaproveitados; as crianças confeccionaram artesanatos e brinquedos, além de sabão, que foi feito com óleo usado e distribuído aos visitantes”, conta.

Para ela, o EMESA é fundamental no processo de firmação da consciência ambiental dos alunos. “ Os estudantes, além de estudar sobre o meio ambiente também, puderam vivenciar experiências a partir das visitas que fizeram na cooperativa, na ETA (Estação de Tratamento de Água) e ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), por exemplo, que foram essenciais para a ressignificação e compreensão sobre a importância dos cuidados ambientais. Por todo o resultado que vimos, posso dizer que foi uma edição muito bem organizada; a equipes da Gestão Ambiental, muito atenciosas e prestativas, os professores e alunos bastante envolvidos na elaboração e execução de atividades”, ressalta a diretora Ariani.

A Diretora do Infantil Ceil Centro, Daniele Franco, ressaltou também como positiva a ampliação das atividades para os alunos de todas as fases. “Esse ano houve ampliação das atividades para todas as fases e todas crianças puderam expressar suas opiniões e ideias para melhorar os cuidados com a natureza. Em nossa escola desenvolvemos um projeto institucional de sustentabilidade de duração a longo prazo com o objetivo de envolver crianças, funcionários e as famílias com ações voltadas para a reciclagem e uso racional da água no cotidiano escolar. Foi muito positivo porque tanto as crianças como os funcionários estavam envolvidos e engajados em busca de conscientizar e sensibilizar a todos em relação aos problemas ambientais”.

Para a Diretora, “desenvolver na infância a capacidade de aprender sobre o meio que nos cerca é de suma importância para fomentar o interesse em relação ao cuidado e melhorias do meio ambiente e da nossa cidade, e pode resultar em ações simples que as próprias crianças podem realizar em casa e em família para valorizar o rio Capivari e diminuir o lixo e seus dejetos”, disse a Diretora Daniele. Na semana do EMESA, foi entregue na escola o ‘saco verde’, para destinação de lixo reciclável para todas as famílias com um folder explicativo desenvolvido em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente.

No CEIL Bairro uma comissão de alunos das turmas de 5º ano foi formada para apresentar aos visitantes toda a exposição que está exposta pelos corredores da escola. A mãe de aluno, Angela Regina Pereira, contou que o aprendizado da filha também é utilizado nos hábitos do dia-a-dia. “Em casa ela mudou bastante os costumes, na hora do banho, por exemplo, na hora de escovar os dentes, fechando a torneira, e até mesmo chama a nossa atenção para isso. Então é muito bom”, disse a mãe da aluna.

O Diretor do CEIL Bairro, Daniel Fernando Matsuzaki da Silva, ressaltou a participação da família para valorizar as atividades desenvolvidas pelas crianças. “Atuamos neste sentido de aproximar a escola das famílias, dessa forma, os alunos também sentem que seu trabalho foi valorizado; eles ficam felizes em poder apresentar e explicar o que foi feito”, ressalta o Diretor.

O tema deste 19º EMESA - “Água para nós, água para mim, minha voz no comitê mirim” - faz alusão ao Projeto Gota d’Água 2023, promovido pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ, da qual Louveira participa.