Assistência Social | 03/02/2014

Prefeito Junior Finamore inaugura Casa de Acolhimento

Foto: Jasso / PML

Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, dia 31, o prefeito Junior Finamore inaugurou a Casa de Acolhimento a pessoas em situação de rua, localizada no bairro Capivari. A instituição realiza atendimento emergencial aos itinerantes que se encontram em risco social e que estão sendo acompanhados pelo CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) com o objetivo do retorno a sua cidade de origem, à família e a comunidade. Para o prefeito Finamore, o momento foi de vitória por ter concretizado um antigo sonho “Eu sempre tive vontade de ajudar os moradores de rua a terem uma vida digna. Quando conversava com alguns deles percebia que eram pessoas boas,  carentes, e que acabavam vivendo daquela forma porque,  por um motivo ou outro, foram excluídos da sociedade. Fico feliz porque agora, como prefeito, tenho a chance mudar isso. Criamos este lar como uma opção, uma oportunidade para todos. É a nossa mão estendida para acolhe-los”, disse Finamore.

À frente dos trabalhos da Assistência Social em Louveira, o secretario Rogério de Nóbrega falou do empenho de todos para a realização desta obra “Esta é uma ocasião muito especial para Louveira. O prefeito pediu uma atenção especial para os moradores de rua e nós unimos forças, idealizamos e com muito esforço e dedicação conseguimos estruturar este lar transitório. É uma grande satisfação poder ajudar essas pessoas que tem uma vida tão fragilizada, que enfrentam tantos desafios, fome, frio e dor. Este é o primeiro passo para conseguirmos ressocializá-los e pretendemos realizar um trabalho  com excelência, com técnica e com visão de compaixão”, afirmou.

A solenidade contou com a presença da vice-prefeita Neusa Orestes, da primeira-dama Marlene Finamore, do presidente da Câmara Estanislau Steck,  da representante do Centro Terapêutico Educacional Cristão  Adriana Nazaré Cristina Salles, vereadores, secretários, representantes de instituições, membros de conselhos, autoridades e convidados.

Acolhimento

A Casa de Acolhimento tem capacidade para 15 pessoas e os encaminhamentos são realizados por meio do CREAS. No processo de acompanhamento os cidadãos que estiverem na residência terão atendimento social, psicológico, terapêutico-ocupacional, acompanhamento familiar com enfoque no fortalecimento e reconstrução dos vínculos. Também terão acesso a oficinas e cursos de capacitação,  inclusão em programas e benefícios sociais, visita domiciliar e institucional e  acompanhamento técnico.

O serviço de acolhimento institucional é ininterrupto, acontece 24 horas por dia, todos os dias da semana e está sendo realizado  pelo Centro Terapêutico Educacional Cristão, por meio de um convênio firmado com a Prefeitura de Louveira . Ao todo, dez funcionários fazem parte da equipe designada para as tarefas, dentre eles, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, cozinheiro,  nutricionista e equipe de limpeza.

De acordo com os critérios da instituição, podem ser acolhidas pessoas que tenham 18 anos ou mais, de ambos os sexos e que possuam vínculos familiares ou comunitários no município de Louveira, mesmo que fragilizados ou rompidos. Atualmente, a Casa de Acolhimento está com 15 usuários em tratamento.

Serviço de abordagem

O Centro Terapêutico Educacional Cristão juntamente com o CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) trabalham diariamente no serviço de Abordagem Social. O serviço é ofertado de forma continuada e programada, com a finalidade de identificar a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras.

As ações são desenvolvidas em praças, entroncamento de estradas, fronteiras, espaços públicos, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, metrô e outros. O Serviço deve buscar a resolução de necessidades imediatas e promover o acesso do indivíduo ou família à rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas, na perspectiva da garantia dos direitos.