Assistência Social | 14/02/2024

Mãe Louveirense: Prefeitura integra Saúde e Social em programa que atende cerca de 400 gestantes

As equipes do Fundo Social e da Saúde estiveram reunidas em 9/2 para planejar as ações de 2024; no próximo dia 21 a Prefeitura realiza nova entrega de kits para mais de 60 famílias

Prestes a completar um ano, o programa Mãe Louveirense continua em 2024 com crescimento constante no número de atendimentos às gestantes que são acompanhadas pela rede municipal de Saúde nas consultas de pré-natal. Desde sua implantação, em março de 2023, o programa já beneficiou cerca de 400 famílias; somente em janeiro de 2024 foram 59 mulheres atendidas. 

Desenvolvido pela Prefeitura por meio do Fundo Social, as ações têm sido realizadas de forma integrada entre Saúde e Social. No último dia 9 de fevereiro, a Presidente do Fundo Social, Magali Steck, e a Diretora de Saúde, Katia Narciso, estiveram reunidas com todas as coordenadoras da UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) com objetivo de planejar o cronograma de trabalho para 2024. 

Neste sentido, a cada entrega dos kits de enxoval, os profissionais da Saúde também participam e contribuem para reforçar as informações dos atendimentos em saúde. Em janeiro, por exemplo, durante a 1ª entrega do ano dos kits de enxoval, esteve presente a enfermeira especialista em amamentação, Flávia Baldin, que orientou as mães a respeito da importância da amamentação e se colocou à disposição para o atendimento individual para aquelas que enfrentam dificuldades para amamentar. 

Por este trabalho integrado, os benefícios às gestantes e mães de Louveira têm se estabelecido como uma sólida política pública, e que tem resultado em importantes benefícios – tanto para a saúde da mãe e do bebê quanto como auxílio de grande impacto na vida financeira da família, já que recebe um enxoval com itens de primeira necessidade para a rotina de cuidados da criança. 

O Programa Mãe Louveirense faz parte de um conjunto de ações da atual gestão que tem por objetivo priorizar a família louveirense, e que tem colocado o município em destaque regional. Devido à exigência de, no mínimo, 7 consultas de pré-natal realizadas na rede municipal de saúde por parte das gestantes participantes do programa, Louveira é hoje o município de melhor índice da região neste quesito. O incentivo tem como consequência o aumento gradativo de gestantes que vem sendo beneficiadas pelo programa com os kits de enxoval. No próximo dia 21 de fevereiro, a Prefeitura realiza a entrega de kits para mais de 60 mães louveirenses.