Assistência Social | 18/01/2023

Louveira tem orçamento anual recorde para ações na áreas sociais em 2023

Orçamento previsto, por exemplo, para a secretaria de Assistência Social é superior a R$24 milhões; o valor é 75% maior do que o que foi previsto no ano passado

Louveira tem recorde de orçamento anual previsto para as ações sociais em 2023. Para a Secretaria de Assistência Social, por exemplo, a previsão é superior a pouco mais de R$ 24 milhões. O valor é 75% maior do que o que foi previsto no ano passado, chegando muito próximo até aos investimentos extras realizados na pasta por conta das fases maiss críticas da Pandemia da Covid-19. Os recursos são utilizados em ações e auxílios que atendem a população em vulnerabilidade social

“As ações realizadas no âmbito de assistência social geram impactos positivos de forma imediata nas famílias atendidas. Vamos continuar trabalhando e investindo nestes trabalhos, fazendo a diferença para muitos moradores”, afirma o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Nos anos de 2020, 2021 e 2022 houve investimentos extras na Secretaria de Assistência Social devido às ações emergenciais por conta das fases mais críticas da Pandemia da Covid-19.

“Esse investimento possibilita que a Secretaria de Assistência Social continue trabalhando e expandindo os serviços realizados. Vamos continuar buscando melhorias para realizar um trabalho cada vez melhor”, disse a secretária de Assistência Social, Therese Abdel Messih.

Os trabalhos realizados por meio da Secretaria de Assistência Social incluem: ações do CRAS e do CREAS; Centro de Convivência do Idoso (CCI); Serviços de convivência e acolhimento para crianças, adolescentes, idosos e pessoas em situação de rua; Casa dos Conselhos e do Cadastro Único.

Em destaque, é realizado o Programa Prato Cheio - Programa Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PMSAN). As famílias cadastradas recebem mensalmente uma cesta básica e um cartão alimentação no valor de R$ 200,00 (para famílias que possuem renda mensal de até 1/4 do salário mínimo por pessoa, ou seja, cerca de R$ 303,00) em créditos no cartão alimentação, que complementa o auxílio.

Outro serviço importante realizado é por meio da Casa dos Conselhos, que inclui: Conselho Municipal de Assistência Social; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Este trabalho é essencial para a participação da sociedade civil, no qual é realizada a prestação de apoio e atendimento especializado para garantir todos os direitos e inclusão de cada um. Além disso, é um espaço para sugestões e demandas.

A Prefeitura de Louveira divulga tanto no site (www.louveira.sp.gov.br) como nas redes sociais as ações realizadas na cidade de forma constante e diária.