Assistência Social | 19/12/2023

Louveira fortalece sua rede de Assistência Social com investimentos e compromisso no ano de 2023

Do programa Prato Cheio, aos atendimentos dos CRAS e os demais programas da Prefeitura, a Assistência Social de Louveira atende mais de 6.500 famílias

A Assistência Social em Louveira é destacada como uma Política Pública sendo um direito fundamental para todos os cidadãos necessitados. A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Louveira, é referência em serviços, oferecendo programas que beneficiam mais de 6.500 famílias em situação de vulnerabilidade social. Durante o ano de 2023, a Prefeitura intensificou os investimentos nessa área, promovendo diversas ações e programas para atender às necessidades da população. 

“As ações realizadas no âmbito de assistência social geram impactos positivos de forma imediata nas famílias atendidas. A Secretaria de Assistência Social tem como prioridade legitimar as Políticas Públicas, entretanto, sem se deter apenas a isso, desenvolvemos Projetos Municipais em prol da população. Isso se dá, pelo contínuo trabalho de pesquisa de campo. A equipe, sempre está atenta às demandas do município. Vamos continuar trabalhando e investindo nestes trabalhos, fazendo a diferença para muitos moradores ", afirma o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Um dos Programas mais importantes oferecidos pela Prefeitura é o Programa Prato Cheio - Programa Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PMSAN), onde as famílias cadastradas recebem mensalmente uma cesta básica. Além do programa Viva Leite que é um projeto que entrega aos beneficiários de forma gratuita 15 litros de leite mensal, às famílias que têm o Cadastro Único.

Além disso, Louveira tem o Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA) que representa um passo importante na consolidação do trabalho conjunto e interdisciplinar realizado no município em prol das crianças e adolescentes. A Prefeitura tem priorizado o atendimento integral a esse grupo, evidenciado por diversas ações, projetos e programas, como, o Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, Programa Prefeito Amigo da Criança, Rede Brasileira Cidade das Crianças, Programa Mãe Louveirense, Rede Ciranda de Combate à Violência Contra Criança e Adolescente, Projeto Estalou, entre outros, abrangendo diversas áreas de atendimento.

Outro aspecto importante na cidade é a Casa dos Conselhos, que inclui: Conselho Municipal de Assistência Social; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Este trabalho é essencial para a participação da sociedade civil, no qual é realizada a prestação de apoio e atendimento especializado para garantir todos os direitos e inclusão de cada um. Além disso, é um espaço para sugestões e demandas. Além da Casa dos Conselhos, a cidade ainda tem duas unidades do Centro de Referência (CRAS), Bairro e Centro, que atende cerca de 2.000 mil famílias, um Centro de Convivência e Fortalecimento de Crianças, que atende 214 famílias por mês, um Centro de Convivência Idoso (CCI) que atende, 500 idosos, uma unidade do Centro de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), que atende 90 famílias, entre Convivência do Idoso.

A cidade também oferece aulas de alfabetização e leitura para analfabetos idosos, com o objetivo de promover sua autonomia e facilitar sua interação com familiares, livros e outros conteúdos. 

A Prefeitura de Louveira realiza diversas ações e programas para combater a desigualdade social, como a distribuição de absorventes, cozinha piloto e auxílio financeiro, além de promover encontros, palestras e atividades para fortalecer as identidades, potencialidades e apoio às vítimas de violência.

A cidade também participa de eventos, conferências e campanhas para conscientizar a população sobre temas como abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, violência contra idosos e segurança alimentar. Além disso, a Prefeitura busca parcerias com outros municípios e órgãos governamentais para promover políticas públicas e troca de conhecimentos.

No âmbito da Operação Inverno, a Prefeitura intensifica suas ações para acolher pessoas em situação de rua durante o período mais frio do ano, oferecendo abrigo, alimentação e atendimento por meio dos serviços da Rede Municipal de Proteção Social. A Operação Inverno é considerada uma medida emergencial e transitória, buscando ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade. Na Operação Inverno 2023, foram atendidas mais de 1.000 pessoas.  

O município ainda conta com alguns programas Estaduais e Federais como, Passe Livre ao Idoso, Auxílio Funeral, Renda Cidadã, Ação Jovem e Bolsa Família.

Essas são foram algumas das principais ações e programas realizados pela Prefeitura de Louveira para promover o bem-estar, inclusão social e combate à desigualdade na cidade.