Cidadão

Empresa

Servidor

Assistência Social | 16/09/2025

Inauguração da Nova Sede da Casa Abrigo de Louveira e Lançamento do Programa de Apadrinhamento Afetivo

Na tarde da última segunda-feira (15/09), o prefeito Paulo Finamore, acompanhado da primeira-dama, Mônica Letícia Finamore, e da secretária de Assistência Social, Giany Póvoa, entregou para a cidade de Louveira, as novas instalações do Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes - SAICA - a Casa Abrigo, marcando um importante avanço na rede de proteção social do município. 

A nova Casa Abrigo representa um investimento significativo na qualidade do atendimento às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. As novas instalações oferecem um espaço mais amplo, confortável, completamente reformado, com novo mobiliário, brinquedos para receber as crianças e possibilitando condições mais dignas, acolhedoras e seguras.

Desde o início da gestão, em janeiro de 2025, a equipe tem trabalhado intensamente para reorganizar e melhorar o atendimento na rede de proteção social. Atualmente, o número de acolhidos foi reduzido de 21 para para 13 criancas, sendo que 11 deles passarão a residir na nova sede, o que reflete a eficácia de ações conjuntas entre o poder público, o Judiciário, o Conselho Tutelar e a equipe técnica da secretaria.

Durante o evento, também foi lançado o programa “Apadrinhamento Afetivo”,  uma iniciativa que busca fortalecer os vínculos afetivos e promover a inclusão social das crianças e adolescentes acolhidos. “Esse programa reforça o compromisso da Gestão Municipal em assegurar que as crianças e adolescentes acolhidos tenham garantidos seus direitos e vivenciem, durante o período de afastamento familiar, cuidados dignos, humanizados e de qualidade, em consonância com as diretrizes da política nacional de Assistência Social e do Estatuto da Criança e do Adolescente”, declarou o prefeito Paulo Finamore.

Em parceria com o poder judiciário, a iniciativa visa aproximar a comunidade das crianças e adolescentes acolhidos, promovendo uma convivência mais saudável e afetiva. Estiveram presentes no evento, a juíza de Direito da Vara Única de Louveira, dra. Camila Corbucci Monti Manzano, o promotor de Justiça de Sumaré, o diretor do projeto Moriah e coordenador do SAICA, Eduardo Vitor Ribeiro, e representando os vereadores de Louveira, o presidente da Câmara, Kaká Rodrigues.

Louveira segue empenhada em promover o desenvolvimento, a saúde e o bem-estar de suas crianças e adolescentes, buscando sempre fortalecer os laços familiares e comunitários.