Assistência Social | 28/04/2014

Gestores municipais se reúnem para discutir programa de desenvolvimento das comunidades locais

Foto: Divulgação

Cerca de 20 gestores e funcionários da Prefeitura de Louveira se reuniram na manhã desta sexta-feira (25 de abril), na Sede do Nucca, no Centro, para dar prosseguimento à implantação do Plano de Desenvolvimento Local (PDL), projeto que está sendo implementado em parceria com o Senac, com o objetivo de criar  ações para melhorar as condições de vida e o convívio social dos moradores da cidade.

O programa será implantado em quatro territórios na cidade (Centro, Monterrey, Vassoural e Santo Antônio) e contará com a participação ativa de 15 integrantes do poder público e 15 lideranças regionais, que vão trabalhar na integração da comunidade por meio de oficinas de capacitação profissional, entre outras ações que visam atender às necessidades da população.

Durante a reunião, ficou acordado que o treinamento da equipe começará no dia 13 de maio, com término previsto para setembro.  O coaching consiste na quarta etapa do PDL, que já passou pelos processos de debate da realidade local, ampliação e diálogo sobre as metas do grupo, e a discussão conjunta de soluções para temas do cotidiano dos moradores das comunidades.

Participaram do encontro os secretários Edilson Caldana (Cultura), Juliana Euzébio (Educação), Jailson Marinho (Desenvolvimento) , Rogério de Nóbrega (Assistência Social), Reinaldo Betti (Esporte), e funcionários das Secretarias.

Proposta do PDL

O “Programa de Desenvolvimento Local” é realizado pelo SENAC-Jundiaí e tem a proposta de melhorar as condições de vida e de convívio social da população de Louveir, fazendo com que as comunidades reconheçam os seus recursos, talentos e ativos, tornando-se protagonistas do seu próprio desenvolvimento social. Todo o processo de desenvolvimento requer a formação da governança (envolvimento de todas as secretarias municipais) que será a própria rede local em ação; a definição da visão de futuro para os próximos 10 anos; a elaboração de um diagnóstico participativo e a implementação de um plano de desenvolvimento para Louveira, pactuado por todos os segmentos da sociedade.