Assistência Social | 13/05/2022

FRIO - Prefeitura inicia neste sábado Operação Inverno 2022 para acolher moradores de rua

Abordagens e busca ativa serão realizadas todos os dias da semana pelas equipes da Casa de Passagem

Com a previsão de queda brusca da temperatura na próxima semana, a Prefeitura de Louveira inicia neste sábado (14) a Operação Inverno 2022. A ação tem como objetivo garantir acolhimento para moradores em situação de rua.

Entre às 18h e 21h30, em todos os dias da semana, equipes de abordagem da Casa de Passagem farão uma busca ativa de moradores para oferecer auxílios como banho, troca de roupa, repouso e alimentação.  Caso a pessoa não aceite o acolhimento, serão oferecidos cobertor, meias, luvas, roupas de frio e touca. Itens adquiridos pela Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade de Louveira.

Para os moradores que desejarem (re) pensar o projeto de vida, será oferecido  acompanhamento psicossocial para reinserção social e autonomia.

A população também pode colaborar com a Operação. Caso encontre alguém em situação de rua, basta entrar em contato pelos seguintes canais: 
Das  8h às 21:30h: acionar a equipe de abordagem na Casa de Passagem no telefone 3141-1981
Após às 21h30: o munícipe poderá acionar a Guarda Municipal nos telefones: 153 e 3878-1512

A Equipe de Abordagem Social também vai realizar um mapeamento das pessoas em situação de rua e dos locais utilizados para dormir. O objetivo é identificar essas áreas para possíveis abordagens posteriores. 

“A proteção social é direito da pessoa em situação de rua e o nosso trabalho é constante na atenção e oferta de ações para que a pessoa aceite as intervenções dos Serviços”, afirma a secretária de Assistência Social, Therese Abdel Messih. 

A Operação Inverno é realizada pelas secretarias de Assistência Social e Segurança, em parceria com OSC Reencontro (Casa de Passagem), com apoio do Fundo Social de Solidariedade.