Assistência Social | 27/11/2017

Economia Solidária tem proposta de geração de renda para usuários dos programas sociais

ecosol 2017

A iniciativa é da Prefeitura de Louveira e atua por meio das Secretarias de Assistência Social, Gestão Ambiental e Desenvolvimento Econômico

Grupos de horta orgânica foram formados a partir de um levantamento feito pela Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Assistência Social, que resultou em interessados no curso de cultivo de hortas. Os grupos são formados por usuários dos programas assistenciais de baixa renda, vulnerabilidade social e pessoas em situação de rua por exemplo.

Os alunos do curso recebem as orientações teóricas e práticas no CAP (Centro de Apoio ao Produtor) e também em hortas na Fazenda Santo Antônio e Casa de Acolhimento. Outros locais estão sendo estudados para que o projeto seja ampliado e mais pessoas possam participar.

Vale ressaltar que as hortas são orgânicas, ou seja, livre de agrotóxicos e a plantação inclui ervas, hortaliças, verduras, legumes e pancs (plantas alimentícias não convencionais). Prontos para a colheita, os produtos podem ser comercializados por estes alunos que cultivam a horta durante todo o processo, e o resultado é dividido entre eles. Além de feiras, outros pontos de vendas estão sendo negociados, como espaço público, empresas e condomínios.

Os alunos também são capacitados a desenvolverem sal aromatizado e ao final do curso, recebem certificado e podem atuar na área de cultivos de hortas, um mercado promissor.