Assistência Social | 18/05/2021

DIGA NÃO - Louveira terá ciclo de debates para discutir violência sexual contra crianças e adolescentes a partir desta terça

Evento terá rodas de conversa online com especialistas, profissionais da área e famílias acompanhadas pela Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura de Louveira realiza a partir desta próxima terça-feira (18) a Semana Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento contará com rodas de conversa online para a discussão do tema por especialistas, profissionais da área e famílias acompanhadas pela Secretaria de Assistência Social.

O dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal 9.970/00 como a data que marca a luta do Brasil contra o abuso sexual de crianças e adolescentes. O objetivo é informar e sensibilizar a população a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.  

A escolha desta data remete ao Caso Araceli, ocorrido em 1973, em Vitória (ES). Um crime bárbaro cometido contra a menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de 8 anos, que foi raptada, violentada sexualmente e morta por um grupo de jovens de classe média alta da capital capixaba.

 

Quem tiver denúncia para fazer sobre o assunto pode ligar para:

Disque 100

Conselho Tutelar de Louveira: (19) 3878-4616 e (19) 3878-4585

Guarda Municipal: 153

 

Programação

Devido à pandemia da covid-19, as rodas de conversa serão transmitidas online via Google Meet entre os dias 18 e 21 de maio. Confira a programação.

 

Terça-feira (18/05)

Abertura da Campanha

Mediação: Claudiney Generoso - Diretor da Proteção Social Especial e presidente do CMDCA Louveira

Horário: 8h30 às 12h

 

Quarta-feira (19/05)

Roda de Conversa com Pais e Responsáveis sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes

Mediação: Claudiney Generoso –  Diretor da Proteção Social Especial e presidente do CMDCA Louveira

Horário: 19h

 

Quinta-feira (20/05)

Roda de Conversa com adolescentes sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes

Mediação: Nayra Jaine – Coletivo Abertamente

Horário: 15h às 17h

 

Sexta-feira (21/05)

Roda de Conversa com crianças sobre violência sexual contra crianças e adolescentes.

Mediação: Dani e Paulino do Cáritas Paroquial

Horário: 15h

 

Órgão envolvido

O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança) tem como responsabilidade deliberar e controlar as ações governamentais e não governamentais da Política de Atendimento à Criança e ao Adolescente no Município de Louveira, segundo preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).