Educação | 26/01/2024

Voltas às aulas: ano letivo começa em 7 de fevereiro e gestores se reúnem para formação pedagógicas

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, segue com a montagem dos kits de material escolar e realiza formações para as equipes escolares; neste ano, Louveira ganha uma nova escola de período integral (EMEF José Pereira Dutra), que ampliou sua capacidade de atendimento de 40 para 120 vagas

O ano letivo em Louveira tem início no próximo 7 de fevereiro, e para preparar as ações pedagógicas, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, começa uma série de reuniões de formação das equipes escolares. Também estão sendo montados os kits de material escolar para os mais de 6.5 mil alunos.

Além de todo planejamento, neste ano Louveira ganha uma nova unidade de período integral – a EMEF José Pereira Dutra, que ainda teve sua capacidade de atendimento aumentada de 40 para 120 vagas e que, depois de cerca de um ano em obra de reconstrução, receberá as crianças dos bairros Estiva e Vassoural já a partir de 7 de fevereiro para as aulas.

Quantos às formações, nesta quinta e sexta-feira, 25 e 26 de fevereiro, estão reunidos na Secretaria os diretores das unidades municipais para tratar sobre a gestão escolar. Além das formações, a Prefeitura também começou a montagem dos kits do material a serem entregue aos alunos.

Para as equipes escolares, as formações e reuniões de planejamento serão realizadas de acordo como cronograma: dia 1º de fevereiro para todos os educadores; dia 2/2 para os professores, a serem agrupados por segmentos - polivalentes, professores do plantão pedagógico, coordenadores, professores do AEE (Atendimento Educacional Especializado, Adebs (Auxiliar de Desenvolvimento de Educação Básica) e monitores.

No dia 5/2, as equipes escolares realizam planejamento estratégico em suas respectivas unidades; e no dia 6/2 todos os profissionais estarão reunidos no Salão da Cultura para a palestra do professor português, Antonio Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa, doutor em Ciências da Educação e História Moderna e Contemporânea, catedrático e reitor honorário do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Em paralelo às formações, a Prefeitura já está montando os kits de material escolar que serão distribuídos para os alunos, de acordo com o cronograma de cada escola. O kit é composto por mochila, estojo, um squeeze, uma toalha de rosto, além de itens de papelaria, de acordo com cada fase educacional. Os kits beneficiam 6.549 crianças louveirenses, alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.