Governo | 06/11/2013

Vlamir Sartori apresenta PDL de Louveira no Forum Caritas Terceiro Setor

Foto: Divulgação

Durante o 15º  Fórum Cáritas Terceiro Setor, realizado no último dia 25, em Junidiaí,  o diretor da Divisão de Gestão de Projetos e Programas da Prefeitura de Louveira, Vlamir Sartori, fez a apresentação do Plano de Desenvolvimento Local que está em fase de implantação no município e que tem mobilizado todos os setores públicos com propostas de melhorias para a população, a curto, médio e longo prazo. Para Vlamir Sartori, o PDL é um passo importante para que se estabeleça um dialogo aberto com a população de forma estruturada e com foco em resultados.

Esta experiência positiva de Louveira foi debatida com os cerca de 60 presentes, dentre eles dirigentes de organizações sociais, membros do governo, dos conselhos de políticas públicas, estudantes e profissionais da área.  Ainda de acordo com Vlamir Sartori, administrador especializado em planejamento estratégico, gestão de Projetos e Programas e Desenvolvimento, tendo participado de diversos projetos voltados ao terceiro setor, o Plano de Desenvolvimento Local,  se bem estruturado além de otimizar recursos, pode trazer benefícios enormes no processo de desenvolvimento econômico, social, cultural e meio ambiente “Ao meu ver todo município deve buscar uma maior interação com os munícipes de forma organizada, porém devemos ter sempre que buscar expertises de entidades que possam ajudar o desenvolvimento de metodologias nas cidades”, disse.

O fórum teve como tema deste ano “Desenvolvimento Local: um diálogo entre o protagonismo social comunitário e a Gestão Pública” e vem sendo coordenado pela Cáritas há mais de 3 anos. O objetivo é discutir todos os temas relacionados ao terceiro setor, promovendo a capacitação e a atualização daqueles que atuam na área, seja por meio dos órgãos públicos ou das entidades. Por ser ligado à Cúria Diocesana, o evento ganhou dimensões regionais e conta, todos os anos, com a presença de representantes das 11 cidades de sua abrangência.

A coordenadora técnica do fórum, Maria Rosângela Moretti, destacou que a presença do terceiro setor na cidade e região tem crescido de forma expressiva e contribuído para alavancar as políticas públicas de maneira geral. “Tem sido observado um aumento crescente de pessoas inseridas no terceiro setor, não somente voluntárias, mas profissionais também, o que agrega valores ao voluntariado”, comentou a coordenadora.