Saúde | 16/07/2013

Vacinação contra Hepatite B é ampliada para pessoas de até 49 anos

Foto: Internet

Orientada pelo Ministério de Saúde, Secretaria de Saúde de Louveira ampliou a faixa etária da vacinação contra a hepatite B para 49 anos desde a última terça-feira (16 de julho). Os munícipes podem receber a vacina gratuitamente nas Unidades de Saúde do Centro, Burch, Monterrey e no Pronto Atendimento do Bairro Santo Antônio. Antes a idade limite para receber a dose era até 29 anos.

“A vacinada é a medida mais segura contra a hepatite B. A pessoa fica imunizada após receber três doses da vacina, sendo que a segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira, e a terceira depois de seis meses depois da aplicação da primeira”, explica a secretária de Saúde, Pâmela Mango.

A Hepatite B é uma doença hepática transmitida pelo vírus VHB sujos sintomas são náuseas, vômitos, mal-estar, febre, fadiga, perda de apetite, dores abdominais, urina escura, fezes claras e cor amarelada na pele. A doença, em seu estado crônico, pode desenvolver cirrose hepática e câncer no fígado.

A transmissão do vírus pode ocorrer da mãe para o feto; através de pequenos ferimentos na pele e mucosas; pelo uso de drogas injetáveis e por transfusões de sangue. A hepatite B é também uma doença sexualmente transmissível (DST), já que existem grandes concentrações do vírus nas secreções sexuais.

 

Postos de Vacinação

 Postos de Vacinação

Horário

US Dra. Lucilene Mosca Melin – CS II - Centro

8h às 17h

US Antônio Carlos dos Santos -PAS

8h às 17h

US do Burch

8h às 17h

US Gilberto Ajjar - Monterrey

8h às 16h