Saúde | 11/06/2013

Vacinação contra a Paralisia Infantil prossegue até dia 21 de junho

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Louveira realiza até o dia 21 de junho a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite - popularmente conhecida como Paralisia Infantil – nas unidades de saúde do Burch, Centro, Monterrey e Santo Antônio. Toda criança com idades entre seis meses até cincos anos precisam tomar a gotinha contra a doença.

A secretária de Saúde de Louveira, Pâmela Mango, convocou todos os pais de crianças que compõem a população alvo a procurar a unidade de saúde mais próxima e garantir a imunização contra a doença. Ela reiterou ainda que, apesar da paralisia infantil estar eliminada no Brasil desde 1994, é preciso manter a eficiência na cobertura vacinal para conservar o controle da doença.

A meta da Secretaria é aplicar a dose em 2.563 crianças de seis meses a cinco anos –95% do público alvo. No último sábado (8 de junho), durante o ‘Dia D’ de imunização da doença, já foram vacinadas 1715 crianças (cobertura parcial de 63,57%) pelos 42 funcionários da Saúde mobilizados nos 15 postos fixos e volantes.

Além da aplicação da vacina contra a pólio, as unidades de Saúde efetuam a atualização da carteirinha de Saúde e a aplicação da segunda dose de imunização contra a gripe em crianças de 6 meses a 2 anos. 

 

O que é a poliomielite?

A Poliomielite é uma doença infectocontagiosa, causada por vírus, transmitida por contato direto pessoa a pessoa, principalmente pela via fecal-oral (através de objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes) e também pela via oral-oral (através de gotículas de secreção eliminadas durante a fala, tosse ou espirros). 

 

 

 Postos de Vacinação

Horário

US Dra. Lucilene Mosca Melin – CS II - Centro

8h às 17h

US Antônio Carlos dos Santos -PAS

8h às 17h

US do Burch

8h às 17h

US Gilberto Ajjar - Monterrey

8h às 16h