Cidadão

Empresa

Servidor

Saúde | 22/10/2015

Vacina contra o HPV é prorrogada

A doença é responsável por 70% dos casos de câncer do colo do útero. O público-alvo são meninas de 9 a 11 anos

As meninas de 9 a 11 anos que tomaram a primeira dose da vacina quadrivalente contra Papiloma Vírus Humano (HPV), devem retornar a um posto de vacinação para receber a segunda dose até o dia 27 de novembro.

A vacina protege contra dois subtipos de HPV, doença responsável por 70% dos casos de câncer do colo do útero e a terceira causa de morte de mulheres no Brasil. Até o fechamento desta edição, 273 meninas foram vacinadas. A meta do município de Louveira é vacinar 834 meninas nessa faixa etária.

A vacinação, conjuntamente com as ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará prevenir a doença nas próximas décadas. Atualmente este agravo representa a quarta causa de morte por câncer entre as mulheres brasileiras e faz, por ano, 5.264 vítimas fatais. A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual.Desde a introdução da vacina HPV, uma das preocupações das famílias em vacinar essa faixa etária seria uma possível mudança no comportamento sexual dessas jovens que, influenciadas pela vacina, poderiam se sentir estimuladas a iniciar mais precocemente sua vida sexual.