Saúde | 01/11/2023

União, Estado e Município: Louveira apresenta atendimentos diferenciados na área da saúde

Os serviços são compartilhados com as estruturas do Governo do Estado, que tem a responsabilidade de atender parte das demandas de média complexidade e todas de alta complexidade

Em compromisso de prestar bom atendimento na Saúde para os moradores, a Prefeitura de Louveira conta com ampla oferta de consultas, especialidades médicas, exames, tratamentos, vacinas e medicamentos gratuitos. Para complementar os serviços, o Governo do Estado tem a responsabilidade de atender as demandas de média e alta complexidade. Em casos de urgência e emergência, a cidade conta com a Santa Casa de Louveira, localizada no Centro, e com o Pronto Atendimento no bairro Santo Antônio ( em breve, iniciam-se as obra do novo Hospital Santo Antônio de Louveira). Confira nesta matéria um balanço sobre a funcionalidade da Rede Pública de Saúde de Louveira.

O primeiro passo para o morador de Louveira garantir o seu atendimento, é ter o seu Cartão Cidadão. Se não houver, para solicitar é necessário ir até o Posto do Cartão Cidadão, na rua Antônio Chicalhone, 338, no bairro Santo Antônio. O atendimento presencial é das 8h às 17h, com entrega de senha até 16h30, ou então solicitar de forma online pelo site da Prefeitura de Louveira, clicando aqui. Nesta página, também é possível acessar o link para download do aplicativo Relou, que dá acesso para diversos serviços, incluindo os da Saúde (https://louveira.sp.gov.br/conteudo/aplicativo-relou-facilita-acesso-do-morador-aos-servicos-da-prefeitura).

Com o Cartão Cidadão em mãos, o morador pode utilizá-lo na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa. O agendamento para consulta pode ser realizado pessoalmente ou por WhatsApp (https://louveira.sp.gov.br/conteudo/prefeitura-cria-mais-um-canal-para-agendamento-de-consultas). No primeiro atendimento de consulta, o morador será atendido por um clínico geral, ginecologista, pediatra ou com o enfermeiro.

A cidade de Louveira tem hoje 6 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que contam com uma equipe multiprofissional, incluindo médico clínico geral, pediatra ginecologista, equipe de enfermagem, psicólogos e nutricionistas.

Na UBS é realizado o atendimento de casos de menor complexidade, acompanhamento de pacientes com doenças crônicas (como Hipertensão e Diabetes), acompanhamento de pré-natal de baixo risco, vacinação de acordo com o Calendário Nacional, procedimentos simples como administração de medicações, curativos, testes rápidos de diversas doenças, entre outros serviços.

A Atenção Básica realizada nas UBSs é a porta de entrada para a Rede de Saúde e o local onde é realizada a prevenção e promoção em saúde, acompanhamento, tratamento dos casos de menor complexidade e, quando necessário, encaminhamento para os serviços especializados.

Após o primeiro atendimento do morador com o clínico geral, ginecologista, pediatra ou com o enfermeiro, pode ser que seja solicitado a realização de exames. Neste caso, o agendamento é feito na mesma UBS, e em seguida, o paciente já recebe as orientações necessárias de data e horário e os preparativos necessários.

No último ano, a Prefeitura de Louveira ampliou a coleta de exames laboratoriais para todas as Unidades Básicas de Saúde. O agendamento leva em consideração os casos a serem priorizados conforme apontamento do profissional que atendeu o paciente.

Entre outros exames, a Prefeitura oferta, por exemplo, exames simples de várias especialidades (Cardiológicos, Dermatológicos, Ginecológicos, Pneumológicos, entre outros)

Com os exames prontos em mãos, o paciente retorna ao serviço solicitante. Apresenta os resultados ao enfermeiro da equipe, que conseguirá avaliar a necessidade de priorização do retorno ou ainda realizará os esclarecimentos necessários em caso de exames dentro da normalidade. Havendo a necessidade, o paciente será encaminhado para atendimento especializado.

O agendamento com médicos especialistas ou de exames especializados é feito na Sala de Regulação (UBS PAS ou UBS LMM); demais UBSs, na recepção.

Louveira possui o Ambulatório de Especialidades dividido em dois ambientes distintos: Centro de Especialidades Lucilene Mosca Melin, no Centro, que conta com uma série de especialistas, e a Santa Casa, que complementa a equipe de especialidades da Rede Municipal de Saúde.

Com 33 especialidades médicas, Louveira se destaca das cidades da região. A Prefeitura oferece consultas com especialidades importantes, como cirurgião dentista, cirurgião dentista traumatologista bucomaxilofacial, fisioterapeuta geral, médico anestesiologista, cardiologista, cirurgião ginecológico, cirurgião ortopédico, cirurgião otorrinolaringologista, dermatologista, endocrinologista adulto, neurologista, neurologista pediátrico, oftalmologista, otorrinolaringologista, pneumologista pediátrico, uroginecologista, nutricionista atenção básica, psicólogo em atenção especializada em saúde mental, entre outros. Com isso, a cidade oferta áreas que vão além da responsabilidade municipal, destacando que os atendimentos realizados pelos cirurgiões são voltados para atender aos casos de baixa e média complexidade.

Após a consulta inicial na Atenção Básica ou com o especialista, se o paciente recebeu uma receita médica para tomar medicamentos, ele pode retirá-los gratuitamente na farmácia localizada na UBS. O estoque conta com mais de 100 medicamentos diferentes.

Para os pacientes que necessitarem de fisioterapia, seja por acidente ou doença, eles são encaminhados para o Centro de Reabilitação de Louveira. Mais detalhes podem ser conferidos clicando aqui

Louveira conta também com o Centro de Referência do Autismo, local especializado para atender adultos e crianças diagnosticados com quadros de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para outros pacientes de saúde mental, Louveira conta o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Casa das Oficinas Acalanto e Ambulatório de Saúde Mental. O CAPS realiza acolhimento diário para atendimento dos munícipes em sofrimento mental, sem a necessidade de agendamento prévio. Após a escuta inicial, o paciente receberá as orientações da continuidade do atendimento (se manterá no serviço ou se será encaminhado para outro serviço da Rede Municipal). Para o atendimento no Ambulatório de Saúde Mental é necessário o encaminhamento do profissional da Atenção Básica (UBS) da Rede Municipal de Saúde.

Com foco nas gestantes, a Prefeitura de Louveira, junto com a Santa Casa, realiza o acompanhamento de todo o pré-natal. As mães são incentivadas pelo Programa Mãe Louveirense, que entrega uma bolsa com kit enxoval para aquelas que completarem 7 consultas de pré-natal na Rede Municipal de Saúde. Além disso, em Louveira existe o Ambulatório Mamãe Aconchego, que garante todo o apoio para as mães na fase de amamentação. A porta de entrada, assim como os outros processos, é pela Atenção Básica em uma UBS.

Com a Prefeitura de Louveira atendendo casos de baixa complexidade, o Governo do Estado, por meio dos hospitais e outros serviços, é responsável por atender parte dos casos de média complexidade e todos de alta complexidade, que serão encaminhados, através da Rede Municipal de Saúde. Louveira está participando das oficinas de Regionalização, promovidas pelo Governo do Estado de São Paulo, que entre os objetivos está a diminuição das desigualdades entre as regiões para aumentar a eficiência do gasto público, aumentar a oferta de serviços, diminuir as filas e reduzir a distância que as pessoas precisam se locomover para chegar ao local de atendimento.

Emergências e urgências

Para os casos de emergências e urgências, Louveira conta com a Santa Casa e o Pronto Atendimento no bairro Santo Antônio, inclusive, com ambulâncias de resgate para atender vítimas de acidentes ou intercorrências em domicílios.

A Santa Casa possui leitos de enfermaria adulto, infantil, UTI adulto e maternidade, além da sala de emergência devidamente equipada para casos que exigem maior atenção e cuidado.

Com um diferencial de atendimento, as demandas de baixa complexidade são atendidas pela Telemedicina, que proporciona maior agilidade, tendo o problema do paciente resolvido em menor tempo. As demandas são classificadas conforme avaliação de Classificação de Risco (com verificação de pressão, temperatura, verificação dos sinais vitais, sintomas, etc), realizada no momento em que o paciente chega na Santa Casa.

Números

De janeiro a junho de 2023, comparado com o mesmo período de 2022, a Prefeitura de Louveira ampliou a realização de atendimentos e exames realizados.

Na área de Atenção Básica (clínico geral, ginecologista e pediatra), houve um aumento de 46,42%, indo de 60.293 para 88.286 atendimentos realizados.

Na área de especialidades, o aumento foi de 99,79%, quase o dobro dos atendimentos. O número foi de 31.265 para 62.467.

Em coleta de exames laboratoriais, o número de pessoas atendidas aumentou em 51,17%, indo de 11.220 para 16.962.

Em radiografias simples, o número aumentou em 59,24%, indo de 4.014 para 6.392 exames realizados.

Emergências e urgências

Para os casos de emergências e urgências, Louveira conta com a Santa Casa e o Pronto Atendimento no bairro Santo Antônio, inclusive, com ambulâncias de resgate para atender vítimas de acidentes ou intercorrências em domicílios.

A Santa Casa possui leitos de enfermaria adulto, infantil, UTI adulto e maternidade, além da sala de emergência devidamente equipada para casos que exigem maior atenção e cuidado.

Com um diferencial de atendimento, as demandas de baixa complexidade são atendidas pela Telemedicina, que proporciona maior agilidade, tendo o problema do paciente resolvido em menor tempo. As demandas são classificadas conforme avaliação de Classificação de Risco (com verificação de pressão, temperatura, verificação dos sinais vitais, sintomas, etc), realizada no momento em que o paciente chega na Santa Casa.

Números

De janeiro a junho de 2023, comparado com o mesmo período de 2022, a Prefeitura de Louveira ampliou a realização de atendimentos e exames realizados.

Na área de Atenção Básica (clínico geral, ginecologista e pediatra), houve um aumento de 46,42%, indo de 60.293 para 88.286 atendimentos realizados.

Na área de especialidades, o aumento foi de 99,79%, quase o dobro dos atendimentos. O número foi de 31.265 para 62.467.

Em coleta de exames laboratoriais, o número de pessoas atendidas aumentou em 51,17%, indo de 11.220 para 16.962.

Em radiografias simples, o número aumentou em 59,24%, indo de 4.014 para 6.392 exames realizados. 

Unidades Básicas de Saúde

UBS DRA. LUCILENE MOSCA MELIN - CENTRO
Rua Frederico Zanella, 375 – Centro
Contato: (19) 3948-5300
WhatsApp: (19) 99758-6604
 
UBS MIGUEL FRANCISCO MILAN – BURCK
Rua Martinho de Ludres, 700 - Residencial Burck
Contato: (19) 3878-2016 | (19) 3878-0411
WhatsApp: (19) 99939-5495

UBS VICE-PREFEITO JOÃO ALCEU DIAS – JD 21 DE MARÇO
Rua Luiz Gonzaga, 375 – Jd. 21 de Março
Contato: (19) 3878-2656 | (19) 3878-7973
WhatsApp: (19) 99638-2742
 
UBS ROSINA STURARO CAVALLI – VISTA ALEGRE
Rua Pedro Bassi, 506 – Vista Alegre
Contato: (19) 3848-4172
WhatsApp: (19) 99942-3475 | (19) 99949-1853 | (19) 99638-3407 | (19) 97113-9407
 
UBS GILBERTO AJJAR - MONTERREY
Rua Quiproquó, 55 – Monterrey
Contato: (19) 3878-5236
WhatsApp: (19) 99681-7316
 
UBS ANTONIO CARLOS DOS SANTOS – P.A.S.
Rua São Carlos, 177 – Bairro Santo Antônio
Contato: (19) 3848-1158 | (19) 3848-1062 | (19) 3848-1201
WhatsApp: (19) 99948-1597

Santa Casa de Louveira (24 horas)

Avenida Arthur de Souza Sygel, 500 - Jardim Vera Cruz
Telefone: (19) 3848-8910

Pronto Atendimento - P.A (24 horas)

Rua Luís M Cruz, 63 - Jardim Lago Azul
Telefone: (19) 3848-1661