Segurança | 08/02/2022

TRÂNSITO - Campanha pede que motoristas de veículos maiores tenham cuidados com os veículos menores e pedestres

Iniciativa é desenvolvida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) com o objetivo de diminuir o número de acidentes

Motoristas de veículos grandes devem ter cuidados e proteger os veículos menores.

Esse é o tema de fevereiro proposto pelo Programa Laço Amarelo, em parceria com a Prefeitura de Louveira, com o objetivo de diminuir o número de acidentes de trânsito nas vias da cidade conscientizando motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

A determinação dos motoristas dos grandes veículos está Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 29. CLIQUE AQUI para visualizar.

A campanha tem uma série de ações nas redes sociais, com postagens, vídeos e a divulgação de conteúdo para a imprensa.

Na prática, um veículo maior deve transitar para proteger e tornar segura a locomoção dos veículos menores e dos pedestres. Por exemplo: caminhões e ônibus preservando quem está em carros, que preservam também as motocicletas e ciclistas, e todos protegendo, juntos, os pedestres.

“Conhecer os riscos e os nossos deveres no trânsito é muito importante para todos, pois podem mudar nossas vidas para sempre. Seguir os protocolos de trânsito e fazer o correto é essencial. Além disso, conversar com quem está ao nosso lado sobre isso é assumir um compromisso com a segurança” disse Osvaldo Roberto Candido, secretário de Segurança.

O Observatório aponta a importância de conversar sobre o tema na roda de amigos, em família e no trabalho. Para que tenhamos um trânsito melhor, todos devem seguir as regras.

No mês de janeiro, a Secretaria de Segurança registrou em Louveira 37 acidentes de trânsito. Cinco pessoas ficaram feridas e ninguém morreu.

Programa Laço Amarelo

Louveira faz parte do Programa Laço Amarelo, realizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) com o objetivo de diminuir o número de acidentes de trânsito através da conscientização sobre segurança para toda a sociedade.

Conteúdos de educação para o trânsito fornecidos pelo Programa são enviados mensalmente ao município com o intuito de ajudar a Prefeitura no trabalho de conscientização, buscando uma sociedade mais responsável e segura.