Segurança | 24/06/2022

TRÂNSITO - Avenida Ricieri Chiqueto passará a ter mão única, sentido Paulo Prado-bairro, a partir do dia 3 de julho em Louveira

Mudanças na região do Santo Antônio têm como objetivo facilitar o tráfego de veículos, ampliar o número de vagas de estacionamento e aumentar a segurança dos pedestres

A Prefeitura de Louveira vai implementar uma série de mudanças no trânsito na região do bairro Santo Antônio para facilitar o tráfego de veículos, ampliar o número de vagas de estacionamento e aumentar a segurança dos pedestres. As adequações entram em vigor no próximo dia 3 de julho, um domingo.

A principal alteração será nas avenidas Ricieri Chiqueto e João Verardo, que passarão a ter mão única de direção e só poderão ser usadas para quem entra no bairro vindo da Avenida Paulo Prado e da Rodovia Anhanguera.

A região, que tem ruas estreitas, é um importante gargalo viário do município e fica sobrecarregada em horários de pico, o que gera congestionamentos e transtornos para a população. 

Com as alterações, o semáforo que fica no local será removido e a Prefeitura espera que o trânsito passe a fluir melhor.

Com a nova configuração, os moradores que trafegam sentido bairro vão seguir usando a Ricieri Chiqueto normalmente. 

Já para sair do bairro será preciso utilizar vias alternativas, entrando na Rua Santo Scarance e pegando ruas como a Rua Nerina ou outras paralelas para ter acesso à Paulo Prado (veja detalhes no mapa abaixo).

“As mudanças foram planejadas após uma série de estudos técnicos e vão ajudar a melhorar a fluidez do trânsito, ampliar a segurança dos pedestres e aumentar o número de vagas de estacionamento na região”, disse o secretário de Segurança de Louveira, Osvaldo Roberto Candido.

Segundo ele, o projeto prevê a instalação, na Avenida Ricieri Chiqueto, de três lombofaixas, que são as lombadas com faixas que dão prioridade ao pedestre na travessia: uma do cruzamento com a Rua Santo Scarance, uma na Treze de Junho e uma na Rua São Carlos.

Além disso, a sinalização viária da região será ampliada, com instalação de placas e sinalização se solo por todo o trecho.

Avenida Paulo Prado

A Prefeitura vai fazer adequações viárias na Avenida Paulo Prado para melhorar a segurança viária e reduzir os riscos de acidentes no trecho que fica próximo ao acesso da Rodovia Anhanguera, na mesma região.
Os motoristas que entram na cidade vindo da estrada terão que reduzir a velocidade em uma lombada que será instalada no local, antes do acesso à Avenida Ricieri Chiqueto. Além disso, o trecho vai receber divisores de faixa e nova sinalização. As mudanças também entram em vigor no dia 3 de julho.

Divulgação

Antes de entrar em vigor, as mudanças serão amplamente divulgadas para a população. Placas e faixas serão instaladas nos próximos dias para informar as alterações. Serão distribuídos também 20 mil folhetos no comércio e no trânsito, no semáforo que fica no cruzamento da Ricieri Chiqueto com Santo Scarance, informando as alterações.

O site da Prefeitura e os canais do Município nas redes sociais farão uma ampla divulgação das mudanças usando vídeos e artes com o mapa e os principais aspectos das alterações.

Veja abaixo as mudanças no mapa da região.

-Inversão de mão de direção na Avenida Ricieri Chiqueto até a altura da Rua Santo Scarance
-Inversão de mão de direção na Rua João Vereador até Av. José Laercio Bevilaqua
-Inversão de mão de direção na Av. José Laercio Bevilaqua da Rua João Verardo até Rua Victoria Cavalli Bassi
-Inversão de mão de direção na Rua Victoria Cavalli Bassi até Av. Ricieri Chiqueto
-Será desativado o sistema semafórico da Av. Ricieri Chiqueto
-Antes da interseção com a Rua Treze de Junho será implantada uma faixa elevada; antes da interseção com Rua Santo Scarance será implantado uma faixa elevada; e antes da escola será implantada uma faixa elevada, todas na Avenida Ricieri Chiqueto
-A Rua Antonio Chicalhone continuará com o fluxo de trânsito em um único sentido da Av. Ricieri Chiqueto para o bairro.
-A Rua São Carlos e Rua Treze de Junho continuarão com o fluxo de trânsito em mão dupla.
-A Rua Santo Scarance terá mão única, como está hoje até a interseção com a Rua Nerina.
-A Rua Júlio Chiquetto continuará com seu fluxo de trânsito da Av. Vereador José Laercio Bevilaqua para a Av. Ricieri Chiqueto.
-A Rua Comendador Guilherme Mamprim continuará com seu fluxo de trânsito da Av. Ricieri Chiqueto para a Av. Vereador José Laércio Bevilaqua.
-A Rua Emílio Chiquetto continuará com seu fluxo de trânsito da Av. Vereador José Laercio Bevilaqua para a Av. Riceiri Chiqueto.
-A Rua João Pagoto continuará com seu fluxo de trânsito da Av. Ricieri Chiqueto para a Av. Vereado José Laercio Bevilaqua.
-A Rua Nerina terá mão única de direção iniciando na interseção da Rua Santo Scarance até a Rua Antônio Chicalhoni
-Para quem está na Av. Ricieri Chiquetto desde a Av. Paulo Prado, poderá seguir em sentido único até a interseção com a Rua João Verardo; da interseção da Rua João Verardo, para quem continua na Av. Ricieri Chiqueto, o fluxo de trânsito passa a ser em mão dupla.
-Para quem segue pela Rua João Verardo e queira retornar para Av. Ricieri Chiqueto, poderá seguir a direita pela Av. Vereador José Laercio Bevilaqua e retornando nas ruas que tenha fluxo de trânsito para a Av. Ricieri Chiqueto ou estando próximo a ponte, seguir a esquerda pela continuação da Av. Vereador José Laercio Bevilaqua, em seguida pela rua Victoria Cavalli Bassi e em seguida acessar a av. Ricieri Chiqueto