Segurança | 05/07/2021

TECNOLOGIA - Base Móvel da Guarda ganha computador e passa a auxiliar população com serviços de segurança pela internet

Entre os serviços estão a elaboração de Boletim de Ocorrência eletrônico, pesquisa e emissão de Atestado de Antecedentes Criminais e acesso a serviços do Cartão Cidadão

A Prefeitura de Louveira ampliou, a partir da última semana, os serviços prestados pela Base Comunitária Móvel da Guarda Municipal. O veículo foi equipado com um computador que tem acesso à internet e, com isso, já pode auxiliar moradores que têm dificuldades com as ferramentas digitais ou de acesso à internet.

Entre os serviços na área de segurança que poderão ser feitos gratuitamente com auxílio da Base Móvel estão a elaboração de Boletim de Ocorrência eletrônico, pesquisa e emissão de Atestado de Antecedentes Criminais e acesso aos serviços de segurança disponibilizados no aplicativo do Cartão Cidadão.

Além dessa atualização, a viatura presta apoio na região central de Louveira através do monitoramento de vídeo constante, gerando segurança para moradores e estabelecimentos comerciais.

De segunda a sexta-feira, a Base Móvel fica na frente da Estação Ferroviária de Louveira (Rua 21 de Março, número 35, bairro Vila Pasti) das 9h às 17h.

Aos sábados e domingos a Base Comunitária Móvel é utilizada em operações.

Lista de Boletins de Ocorrência que podem ser feitos pela internet:

- Roubo ou furto de veículos
- Furto de documentos/celular/placa de veículo/bicicleta
- Perda de documentos/celular/placa de veículo
- Roubo de documentos, celulares e/ou objetos
- Injúria, calúnia ou difamação
- Acidente de trânsito sem vítimas
- Desaparecimento e encontro de pessoas
- Furto de fios/cabos em vias públicas (somente para empresas concessionárias)
- Violência doméstica
- DEPA – Proteção animal
- Outras ocorrências

Atenção: nem todo tipo de ocorrência pode ser registrada eletronicamente. Ocorrências de estupro, homicídio ou latrocínio (roubo seguido de morte) devem ser registradas na delegacia de forma presencial.

Denúncias que podem ser realizadas pelo Cartão Cidadão:

- Agressão
- Furto
- Incêndio
- Indivíduo Suspeito
- Perturbação do Sossego
- Roubo
- Veículo Suspeito
- Violência Doméstica

A Base Comunitária Móvel já faz parte da equipe da Guarda Municipal há cinco anos, sendo utilizada em diversas operações para monitoramento de vídeo. O serviço comunitário foi iniciado em janeiro deste ano para dar apoio na região central.

Ferramentas online

Delegacia Eletrônica: https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/home

Cartão Cidadão: https://www.louveira.sp.gov.br/servico/cartao-cidadao

Em caso de dúvidas entre em contato com a Secretaria de Segurança:
- Telefone: (19) 3848-4191
- Email: secretaria.seguranca@louveira.sp.gov.br