Gestão Ambiental | 22/04/2021

SUSTENTABILIDADE - Projeto Sala Verde Informa vai discutir temas ligados ao meio ambiente em Louveira

Ação está relacionada com a Sala Verde Terra da Videira, reconhecida pelo Governo Federal após aprovação de projeto da Secretaria de Gestão Ambiental

A Secretaria de Gestão Ambiental está criando o projeto Sala Verde Informa para discutir temas ligados ao meio ambiente com as pessoas interessadas no assunto em Louveira.

O nome da ação está relacionado com a Sala Verde Terra da Videira, de 2018, reconhecida pelo Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente, com a aprovação de Projeto Político Pedagógico apresentado pela Secretaria de Gestão Ambiental.

A Sala Verde Terra da Videira é o Centro de Educação Ambiental de Louveira e tem como objetivo principal reunir pessoas apaixonadas pelas questões ambientais e disseminar a importância dessas discussões para toda comunidade.

Dia da Terra

Em meio à realização da Cúpula dos Líderes sobre o Clima, que começou nesta quinta-feira (22),o planeta comemora o Dia Mundial da Terra.

O encontro, que acontece de forma virtual até sexta-feira (23), conta com a presença de líderes de diversas nações e discute formas de frear a destruição do meio ambiente, reduzir as emissões de gases poluentes em todo o mundo e a utilização de recursos naturais de forma sustentável.

O Dia da Terra foi celebrado pela primeira vez nos Estados Unidos, em 1970, depois que o senador norte-americano Gaylord Nelson organizou um fórum ambiental que chamou a atenção de 20 milhões de participantes.

Ações consideradas fundamentais para a conservação do planeta:

- Coleta Seletiva

- Medidas sustentáveis em residências e unidades comerciais/industriais, como cisternas, aquecimento hidráulico solar, placas de energia fotovoltaica

- Preservação de matas ciliares e nascentes

- Coleta e tratamento de esgoto

- Plantio de árvores e preservação de matas e florestas

Você já ouviu falar em: “Dia da Sobrecarga da Terra”?

O conceito Sobrecarga da Terra (Overshoot Day, em inglês) foi originalmente desenvolvido pelo instituto independente britânico de pesquisas New Economics Foundation, uma organização parceira da Global Footprint Network.

É um cálculo da demanda de recursos ecológicos renováveis disponíveis na natureza e os serviços que eles deveriam nos fornecem por um ano (365 dias).

Essa estimativa é realizada desde o ano 2000 e desde então a situação vem se agravando. No ano 2019, o Dia da Sobrecarga da Terra foi 29 de julho. Isso quer dizer que, dessa data em diante, o mundo trabalhou no vermelho, ou seja, o ser humano está consumindo muito mais do que a terra tem capacidade de produzir.

Em 2020 essa data foi 22 de agosto, quando houve uma ligeira melhora devido à redução das atividades econômicas em função da pandemia. Mas mesmo assim precisaríamos de 1,6 planeta para suprir a demanda humana atual do nosso planeta real.

Por isso, é importante que todos possam reavaliar alguns tipos de comportamento e consumo, já que esses hábitos estão diretamente relacionados com a sobrevida da Terra e consequentemente de todos os seres vivos que nela habitam.

Faça sua parte ajudando na restauração do planeta terra!