Gestão Ambiental | 11/12/2014

Sucata eletrônica terá descarte consciente no Sábado (dia 13)

Quem tiver televisores inutilizáveis, computadores, rádios, aparelhos celulares, dvd's, pilhas, baterias entre outros materiais eletroeletrônicos, poderá descartar de forma consciente em um dos pontos de coleta da 3ª Campanha de Arrecadação de Sucata Eletrônica, que acontece no dia 13 de Dezembro (Sábado). Durante o período das 8h às12h, integrantes da Secretaria de Gestão Ambiental, do Lions Clube e da Ecotronics Ambiental ficarão a postos na Praça da Igreja matriz de São Sebastião (Centro) e na Praça da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, no Santo Antônio, para recolher as sucatas eletrônicas e encaminhá-la à destinação correta.

A expectativa da Secretaria é aumentar a adesão e superar quantidade de três toneladas recolhidas na primeira edição da campanha, organizada em abril deste ano.

“Buscamos sensibilizar a população e estimular o cidadão louveirense para eles aderirem à política de descarte consciente dos materiais eletrônicos inutilizáveis”, diz o secretário de Gestão Ambiental de Louveira, Cláudio Scalli. “A sucata eletrônica, quando depositada incorretamente, pode causar danos potenciais ao meio ambiente”, alerta.

A reciclagem de eletrônicos

Computadores, impressoras, teclados, televisões, celulares. Eletroeletrônicos não devem ser jogados no lixo comum quando acaba sua vida útil, pois os materiais usados na composição desses equipamentos são muitas vezes tóxicos - e também valiosos, já que ouro e prata, por exemplo, fazem parte dos circuitos. A chamada sucata eletrônica deve ser recolhida e enviada a empresas especializadas na reciclagem desses produtos, em um processo chamado de manufatura reversa. O nome ilustra bem as etapas: desmontar, separar partes e extrair diferentes elementos de cada componente, ou seja, uma lógica que faz o caminho contrário ao da produção de equipamentos.

Tudo é passível de ser reciclado, mas a diferença é que alguns produtos são mais difíceis de serem decompostos e reutilizados. A reciclagem permite evitar a contaminação do ambiente por metais pesados e interromper a superlotação de lixões e aterros sanitários. Além disso, recoloca matérias-primas no ciclo de produção - gerando emprego e renda - e evita que haja mais degradação com a extração de novos materiais.