Saúde | 22/09/2022

SETEMBRO AMARELO - Prefeitura realiza ações de conscientização durante mês de prevenção ao suicídio

Secretaria de Saúde promove Fórum Intersetorial e oferece apoio em todas as Unidades Básicas de Saúde

Durante o mês de setembro, marcado como período de conscientização e prevenção ao suicídio, a Secretaria de Saúde de Louveira promove atividades para discutir o tema no município. Na programação, se destacam o Fórum Intersetorial Alusivo à Campanha do Setembro Amarelo, que tem como tema “Desafios do Enfrentamento ao Suicídio”, além de ações de conscientização e sensibilização em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

O fórum reúne secretários e gestores de diversas áreas da Prefeitura, no próximo dia 29, para uma discussão ampliada sobre o assunto. O objetivo é propor ações voltadas para a criação de políticas públicas efetivas, debatendo o enfrentamento sobre a questão da saúde mental como forma de fortalecer o trabalho executado em Louveira.

Nas UBSs, uma equipe de abordagem composta por enfermeiros e psicólogos está realizando orientações sobre o tema, apresentando os serviços disponíveis na cidade e conscientizando a população sobre o Setembro Amarelo nas salas de espera das unidades e nos grupos de atendimento de saúde. Além disso, foram distribuídos cartazes e painéis informativos a respeito do assunto. 

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional que, desde 2015, conscientiza sobre a prevenção ao suicídio. A campanha foi criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria.

Um dos pontos abordados pela campanha é a saúde mental. O suicídio é um fenômeno complexo e uma atitude extrema de uma pessoa em sofrimento. As doenças mentais, quando não identificadas e não tratadas, podem levar ao suicídio. Situações como a perda de pessoas estimadas, estresse pós-traumático, abusos na infância e questões de personalidade também podem afetar o equilíbrio psíquico.

Em Louveira, há redes de atendimento para acolher pessoas em sofrimento. Essas redes podem ser acessadas tanto pela própria pessoa, quanto por um familiar ou amigo que queira ajudá-la. 

Todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade oferecem serviço de acolhimento. Além disso, os moradores podem entrar em contato com o CAPS e com o Ambulatório de Saúde Mental. 

- Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
Telefone: (19) 3878-0926 | 3878-3643
Whatsap: (19) 99871-5905
Rua: Capitão Álvaro Pereira, 55 | Vila Bossi

- Ambulatório de Saúde Mental
Telefone: (19) 3878-3202
Rua Gaspar de Oliveira, 123 | Vila Bossi