Saúde | 31/08/2021

SETEMBRO AMARELO - Louveira lança campanha de prevenção ao suicídio com atividades para conscientizar a população

Iniciativa inclui atividades com funcionários públicos, população geral e usuários do CAPS, além da distribuição de panfletos e faixas pela cidade; tema também será abordado nas redes sociais no decorrer do mês

A cada 41 minutos, uma pessoa provoca a própria morte no Brasil. São 35 óbitos por dia. Mais de 12 mil por ano. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente, mais pessoas morrem em decorrência do suicídio do que de HIV, malária, câncer de mama, guerras e homicídios. Lutar contra essa realidade é a meta da campanha Setembro Amarelo, lançada nesta terça-feira (31) pela Prefeitura de Louveira, durante reunião realizada no Salão de Eventos da Secretaria de Cultura.

O encontro, que reuniu secretários e funcionários de diferentes setores da Administração Municipal, teve como objetivo sensibilizar os gestores sobre a importância do combate e das campanhas de prevenção ao suicídio.

Estiveram presentes o vice-prefeito, Ricardo Barbosa, e os secretários Eduardo Gomes de Menezes (Saúde), Cultura & Eventos (Felipe Hass), Rose Celidonio (Gestão Ambiental), Maria Luciane Felipe de Paula (Educação), Clayton Finamore (Serviços Públicos), e representantes das secretarias de Esportes e Segurança.

O encontro também teve como meta propor a criação de um comitê intersetorial para fortalecer as ações de combate ao suicídio no município, visando a diminuição das taxas de mortalidade associadas ao tema.

Atividades

Durante o mês de Setembro, a Prefeitura vai promover atividades abertas ao público geral, e outras focadas em usuários atendidos pela Rede de Assistência Psicossocial (RAPS) e estudantes da rede estadual no município. Serão realizadas ainda ações exclusivas para servidores, visando maior integração da população e dos agentes públicos com o tema (confira a programação completa abaixo).

A campanha de conscientização inclui posts nas redes sociais da Prefeitura, fixação de faixas em locais de grande circulação e a distribuição de panfletos, com informações sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, em diferentes pontos da cidade, como Unidades Básicas de Saúde, CAPS, CRAS, entre outros locais.

Setembro Amarelo: origem

O Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994.

Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como "Mustang Mike". Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.

No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem "Se você precisar, peça ajuda.". A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio.

Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio, o laço amarelo.

Confira a programação completa

31/08 - Apresentação da Rede de Assistência Psicossocial (RAPS)
Atividade exclusiva para servidores. O encontro visa a promoção das atividades da RAPS e a sensibilização acercadas políticas públicas para o setor em Louveira.

10/09 - 19h - Exibição do filme “Nise: O Coração da Loucura” e bate-papo
2016, 109 minutos, dirigido por Roberto Berliner. Atividade gratuita, 80 lugares (ingressos distribuídos uma hora antes da sessão). Classificação indicativa: 14 anos. Local: Secretaria de Cultura e Eventos - Estrada Miguel Bossi, 130, Parque dos Estados.

Sinopse: Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira (Gloria Pires) propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.

16/09 - Projeto “Papo Vivo” - O que vale a pena?
Atividade exclusiva para estudantes das Escolas Estaduais da cidade. O encontro visa a promoção de diálogo acerca das políticas de saúde mental disponíveis no município.

21 e 30/09 - Vivências artísticas e esportivas com usuários da RAPS
Atividades exclusivas para a população atendida pela Rede de Assistência Psicossocial (RAPS). Informações: (19) 3878-0926.

Prevenção

O suicídio é um fenômeno complexo que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.

Saber reconhecer os sinais de alertar em si mesmo, ou em alguém próximo a você, pode ser o primeiro e mais importante passo.

Pensamentos e sentimentos de querer acabar com a própria vida podem ser insuportáveis.

O que fazer? Onde procurar ajuda?

Não hesite em pedir ajuda. É muito importante conversar com alguém que você confie. Essa pessoa poderá te ajudar a encontrar um profissional.

Em Louveira, há redes de atendimento para acolher pessoas em sofrimento e que pode ser acessada tanto pela própria pessoa, quanto por um familiar ou amigo que queira ajudá-la

Rede De Saúde Mental
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
Telefone: (19) 3878-0926 | 3878-3643