Serviços Públicos | 25/07/2022

SERVIÇOS PÚBLICOS - Prefeitura inicia segunda semana da Operação Bairro a Bairro na região do Terra da Uva

Cata-treco passará pelos bairros Terra da Uva, Jardim Amazonas, Jardim Mirante, Jardim Vista Alegre e Cavalli nesta terça (26) e quinta-feira (28)

Operação Bairro a BairroA Prefeitura de Louveira iniciou na manhã desta segunda-feira (25) a segunda semana da Operação Bairro a Bairro. A primeira região atendida abrange os bairros Terra da Uva, Jardim Amazonas, Jardim Mirante (Popular 4 e 5), Jardim Vista Alegre e Cavalli e se estende até o próximo sábado (30).

O serviço de limpeza, que somente na última semana coletou 55 toneladas de resíduos, prossegue até a próxima sexta-feira (29).

Já a operação cata-treco retorna às regiões nesta terça (26) e quinta-feira (28). A Secretaria de Serviços Públicos orienta os moradores a colocarem entulho, móveis velhos ou qualquer material descartável na calçada da frente de suas casas para que os caminhões possam fazer a retirada.

Também estão sendo executadas as pinturas e instalações de sinalização de trânsito horizontal e vertical em todas as regiões.

Para evitar a proliferação do Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, agentes da Vigilância em Saúde devidamente identificados estão visitando as residências para orientar a população sobre os cuidados para eliminar criadouros do mosquito. A ação é necessária devido ao aumento do número de mais de 500% de casos de dengue no município, em relação ao mesmo período de 2021.

Os moradores também podem se vacinar contra a covid-19 e Influenza (gripe) nesta quarta (27) e sexta-feira (29), das 8h às 12h, na tenda montada no Complexo Esportivo do Terra da Uva.

Terrenos
Para garantir a limpeza dos bairros, a Prefeitura está notificando os proprietários de terrenos particulares para solicitar a execução da limpeza de suas áreas. Caso a notificação não seja atendida, o trabalho será executado pelo Poder Público e a cobrança referente aos serviços será encaminhada aos donos das áreas.

Na zona rural, a Prefeitura também vai auxiliar a limpeza dos terrenos de agricultores cadastrados no Centro de Apoio ao Produtor (CAP).

Água e Esgoto
Para identificar lançamentos irregulares na rede de esgoto, a Prefeitura está utilizando um novo sistema de monitoramento que funciona através da utilização de um pequeno robô. Capaz de andar por tubulações de 150mm de diâmetro, o equipamento possui uma câmera acoplada a uma espécie de carrinho de controle remoto, que possui tração nas quatro rodas para passar por obstáculos. Ele é blindado, à prova d’água e pode girar até 360º. As imagens captadas na parte interna das tubulações são enviadas em tempo real para um monitor, que é analisado por técnicos da Secretaria de Água e Esgoto. Ao identificar ligações clandestinas ou irregulares causadas por danos no sistema de coleta de esgoto, o equipamento envia a localização por GPS, o que permite que as obras de correção sejam feitas somente no local prejudicado, sem a necessidade de grandes intervenções em vias públicas.

Conclusão dos serviços
A conclusão dos serviços nos primeiros bairros atendidos está prevista para o próximo sábado (30) e será marcada por um evento realizado no Complexo Esportivo Terra da Uva. A ação contará com espaço destinado à saúde, com aferição de pressão e glicemia, realização de testes de covid-19 e vacinação contra covid-19 e influenza (gripe). Também haverá programações culturais e de lazer, desenvolvidas pelas secretarias de Cultura e Esporte, Lazer e Juventude.

Bairro a Bairro
A operação, que teve início no último dia 18, pela região do Mirante, prevê uma série de ações de zeladoria e manutenção por toda a cidade. O município foi dividido em 24 áreas, que serão percorridas durante cerca de 12 meses.

As ações incluem serviços pinturas e instalações de sinalização de trânsito horizontal e vertical, roçada, corte de mato, poda de árvores, remoção de entulhos, varrição manual, pintura de guias e sarjetas, tapa buraco, limpeza de bueiros, troca de lâmpadas, pintura de áreas de lazer como bancos e mesas, entre outros.

ncos e mesas, entre outros.

Confira abaixo a data das duas próximas regiões que receberão o projeto:

- De 1º a 13 de agosto - Hugo Pichi, Cruz Grande e Magazine Luiza

- De 15 a 27 de agosto - Pau a Pique, Vila da Conquista, Estrada José de Jesus e Jardim Juliana

Eixos de trabalho - Datas serão divulgadas posteriormente

- São Francisco, Altos da Colina, Jardim Diamante  e Jardim Belo Horizonte.

- Centro, Santo Antônio e Ricieri Chiquetto

- Jardim Lago Azul, Irmãos Chiquetto e Jardim Esmeralda

- Ana Maria, Colinas de São José, Guerino Furlan e Jardim Juliana

- Residencial Burck, Pinho Rei e região de acesso a Traviú (Av. José Luiz Mazzali)