Saúde | 06/12/2023

Serviços do Novo Hospital Santo Antônio de Louveira serão integrados na Rede Hospitalar com a Santa Casa

A superintendente da Santa Casa, Natália Teixeira, explica que, com o Hospital Santo Antônio, a Santa Casa ganha reforço no atendimento, considerando a possibilidade de internações também nesta nova unidade com equipe multidisciplinar à disposição

O Hospital Santo Antônio de Louveira está em obras, e quando concluído, vai passar a fazer parte da Rede Hospitalar Louveira, que integrado com a Santa Casa, irá atuar no atendimento de baixa e média complexidade para todos os moradores. A superintendente da Santa Casa, Natália Teixeira, explica que com o Hospital Santo Antônio, a Santa Casa ganha reforço no atendimento, considerando a possibilidade de internações também nesta nova unidade com equipe multidisciplinar à disposição. 

A superintendente acrescenta que, com o Hospital Santo Antônio, muitos pacientes que hoje procuram direto por atendimento na Santa Casa, passarão a ter também como opção de atendimento o novo Hospital, assim, desafogando o Pronto Socorro em horários de pico. 

Natália diz que o Hospital Santo Antônio terá capacidade e equipamentos para atender as demandas de pronto socorro e internações de baixa complexidade. A Santa Casa estará na retaguarda para receber pacientes que necessitarem de maior suporte e de outras especialidades, atendendo também transferências de casos que precisem de UTI, partos e cirurgias, por exemplo.

O Hospital Santo Antônio de Louveira vai oferecer à população diversos serviços de saúde de baixa complexidade, contando com leitos de internação e observação, atendimento odontológico de urgência, administração de medicações, exames para apoio de diagnóstico e pequenos procedimentos.  Além disso, no Hospital Santo Antônio haverá duas entradas separadas para pacientes adultos e crianças, contando com ala infantil temática e brinquedoteca. 

Durante a obra, para não prejudicar os pacientes, a secretária explica que os atendimentos que seriam realizados no CEMO foram encaminhados para o Ambulatório de Especialidades Médicas e em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem equipamentos para casos odontológicos. Quando as obras iniciarem no espaço do Pronto Atendimento (P.A), para não prejudicar os pacientes, os atendimentos passarão a ser realizados no prédio localizado na Rua Antônio Chicalhone, número 279, que foi totalmente readequado e reformado, e após a conclusão da obra do hospital, o local passará a ser o novo prédio da Vigilância em Saúde. A Prefeitura vai informar nos canais oficiais quando será realizada esta mudança temporária.