Gestão Ambiental | 31/05/2021

SEMANA DO MEIO AMBIENTE - Calcule sua pegada ecológica e escolha uma árvore para plantar em Louveira

Morador vai poder optar entre nove opções de mudas para plantio em áreas que escolher na cidade

Louveira comemora a partir desta segunda-feira (31) a Semana do Meio Ambiente. No sábado, dia 5, também é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A data foi instituída em 1972 na Conferência das Nações Unidas realizada em Estocolmo, Suécia. Aquela foi a primeira reunião internacional em que foram discutidas questões sobre a preocupação com a degradação ambiental, com referências à poluição atmosférica e ao uso de recursos naturais de forma indiscriminada.

Também foi nessa conferência que foi criado o documento político “Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano”, considerando o direito humano a um meio ambiente de qualidade, no qual o homem possa viver com dignidade.

“Esse dia tão importante nos traz a reflexão de como podemos ter uma postura mais crítica e ativa em relação à questão ambiental. Os impactos individuais que criamos, mesmo que pareçam pequenos, somados aos de toda a população do planeta, causam a degradação ambiental e perda de biodiversidade que vivenciamos hoje na nossa querida Terra. Toda pequena ação faz a diferença”, disse Rose Celidonio, secretária de Gestão Ambiental de Louveira.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Louveira terá duas ações para envolver a população na discussão de formas de preservação ambiental. Veja quais são e participe:

 

Pegada Ecológica

Um link vai permitir que qualquer morador possa fazer o cálculo da sua pegada ecológica, para você saber como seus passos tem impactado o planeta Terra.

O cálculo da pegada ecológica é uma metodologia que contabiliza quanto de recursos naturais consumimos através de nossos hábitos (alimentação, roupas, reciclagem, uso de automóvel etc) e quantos planetas seriam necessários para suprir as demandas de toda a Humanidade. Esse cálculo ajuda a repensar algumas ações e mudar hábitos em busca da saúde do planeta Terra e, consequentemente, de qualidade de vida para esta e as próximas gerações.

CLIQUE AQUI para calcular a sua pega ecológica.

 

Plantio de árvores

Outra ação que será realizada é referente ao Programa de Arborização Urbana. Através do preenchimento de um formulário, o munícipe pode escolher onde e qual tipo de árvore gostaria de ter plantada na cidade. A Prefeitura vai avaliar esse local e, se ele for aprovado, vai liberar o plantio.CLIQUE AQUI para participar. Basta acessar o link.

São nove opções de árvores nativas:

-Ipê-amarelo

-Pau-fava

-Pitangueira

-Ipê-roxo

-Aroeira-salsa

-Quaresmeira

-Sibipiruna

-Pau-cigarra

-Oiti

O formulário ficará disponível para preenchimento no mês de junho e após será analisada a viabilidade do plantio e posterior agendamento.

As árvores nos centros urbanos são reconhecidas hoje como parte da infraestrutura trazendo diversos benefícios como: melhora na qualidade do ar, conforto ambiental, estabilidade climática além de abrigo para fauna.  

 

Guia de Arborização Urbana

CLIQUE AQUI e saiba mais através do Guia de Arborização Urbana disponível no site da Prefeitura.