Gestão Ambiental | 11/06/2015

Semana do Meio Ambiente

Abertura Semana do Meio Ambiente

Abertura é marcada por apresentação das ações em abastecimento de água

Entre ações concretas e projetos, Secretaria de Água e Esgoto abordou ciclo completo da água – da retirada até a devolução para a natureza

Integrantes da Secretaria Municipal de Água e Esgoto fizeram uma exposição na noite de segunda-feira (1) sobre as principais ações e projetos da Pasta desde a sua fundação, no início de 2013. Realizada no auditório da Escola Odair Montelatto, no Burck, a atividade marcou a abertura da Semana de Meio Ambiente, instituída no calendário municipal a fim de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho.


Expostas em banners, cada uma das ações abordou um elemento do sistema completo de abastecimento de água e saneamento básico – desde a captação de água até o retorno dela à natureza. Dentro deste ciclo, vale destacar a conquista da outorga para captar água do Córrego Rainha, recobrando o fôlego da oferta de água da cidade durante a crise hídrica do ano passado; a modernização nos dutos da rede de distribuição de água, gerando diminuição de perdas; a construção da nova ETA e as obras de 9 reservatórios – ainda em construção -, responsáveis por equalizar o tratamento de água e a distribuição (respectivamente) em um futuro próximo.

 

(Confira mais ações na matéria )


A Prefeitura prevê um total de investimentos na área na ordem de R$ 100 mi, durante o período entre 2013 e 2016.

 

A criação da Secretaria foi o pontapé inicial de uma nova forma de pensar o abastecimento de água da cidade. Antes desestruturado, hoje o sistema está sendo implementado de forma planejada e programática, tornando-se cada vez mais eficiente.
De acordo com a Pasta, outro ponto a ser destacado é a consciência da população em evitar gastos excessivos de água em suas residências durante o período de estiagem, e que prossegue até hoje.