Educação | 03/08/2021

SEMANA DO BEBÊ - Live vai abordar impacto da pandemia nas relações familiares; evento online acontece no próximo sábado (7)

Os pedagogos Paula Prete e Fabiano Berlini convidam famílias de crianças de até 6 anos para um bate-papo sobre a rotina dos bebês

Como está a relação com seu filho durante a pandemia de covid-19?

Esse é o tema da live que acontece no próximo sábado (7) com os pedagogos Paula Prete e Fabiano Berlini. A atividade marca o encerramento da 10ª Semana do Bebê de Louveira (regional de Jundiaí).

O evento online será realizado às 9h pelas páginas oficiais dos palestrantes no Instagram: Paula Prete (@conexao.materna) e Fabiano Berlini (@fabiano.berlini). 

Dirigida aos pais e cuidadores de crianças, a live vai abordar os seguintes tópicos:

- Impacto da pandemia nas relações familiares; 

- Conflitos na lida com a criança no dia a dia; 

- Como podemos melhorar nossas relações para ter mais conexão e prazer no convívio utilizando princípios da Disciplina Positiva e da Comunicação Não-Violenta;

- A importância da presença com qualidade, e do olhar para as necessidades do adulto cuidador e da criança enquanto um ser que precisa se sentir importante, amada, pertencente e compreendida;

- A escuta ativa/empática como base para valorização dos sentimentos da criança e de suas necessidades.

Paula Prete
 
Paula Prete é formada em Psicologia (Pucc) e Especialista em Análise do Comportamento (Usp). Fez uma segunda graduação em Pedagogia com foco em práticas respeitosas de ensino. A Pedagogia lhe trouxe experiência no ambiente escolar como Orientadora Educacional, Professora de Educação Infantil, Coordenadora e Facilitadora de grupos de adolescentes. Paula é Educadora Parental certificada em Criação Consciente e tem cursos na área de Comunicação Não-Violenta, Disciplina Positiva, Parentalidade Positiva e Educação Empática. O foco da sua atuação profissional se dá nas questões comportamentais e de convivência familiar. Ela atende crianças, adolescentes e pais. É uma profissional que atua através da ludicidade, sensibilidade e empatia, compreendendo a infância e a adolescência como fases estruturantes para o desenvolvimento humano. Sua missão é contribuir com o bem estar pessoal e com relações mais harmônicas e respeitosas.

Fabiano Berlini
 
Graduação em Pedagogia e Ciências Biológicas. Cursou Arteterapia, Psicologia de Grupo e Pedagogia com ênfase em Espiritualidade e Filosofia para crianças e adolescentes. Membro do GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral, UNESP Araraquara / UNICAMP. Estudante e praticante de Comunicação Não-Violenta. Foi membro do Conselho de Educação e do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vinhedo/SP. Experiência como professor, educador social, arte-educador, coordenador e diretor pedagógico. Realiza trabalhos em escolas, empresas e organizações sociais, além atendimentos particulares.

10ª Semana do Bebê
 
Com o tema "Desenvolvimento emocional na primeiríssima infância durante a pandemia de covid-19", a Semana do Bebê está sendo realizada em Louveira pelo núcleo da Primeiríssima Infância, formado pelas secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. 

A ação acontece entre os dias 2 e 7 de agosto em diversos municípios do Estado e tem como objetivo assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade.

Devido a pandemia de coronavírus, as programações serão realizadas de forma virtual. A Semana do Bebê é uma iniciativa estadual e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A cada edição, ocorrem discussões sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, gravidez na adolescência, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio da organização de oficinas, atividades lúdicas e culturais.