Segurança | 13/04/2022

SEGURANÇA - Prefeitura amplia o sistema de monitoramento por câmeras com instalação de três novos totens inteligentes

Equipamentos possuem oito câmeras com visão de 360 graus, alto-falante e botão para acionamento da Guarda; todos devem estar em funcionamento até o final da semana

A Prefeitura de Louveira está instalando três novos totens inteligentes para monitoramento por câmeras na cidade. Os equipamentos estarão em funcionamento até o final desta semana.

O sistema é monitorado pela Central de Comunicações e Monitoramento (CECOM), localizada na sede da Guarda Municipal.

Cada totem possui um conjunto de oito câmeras que permitem a visão em 360 graus, de forma simultânea, e com um poderoso sistema de aproximação das imagens (zoom).

A estrutura possui também um botão para contato direto com a Central de Monitoramento em tempo real. Ao flagrar uma situação que exija cuidados, o cidadão vai poder acionar a Guarda Municipal imediatamente.

Além disso, um alto-falante está instalado e vai estar habilitado para emitir avisos e mensagens da Guarda e da Prefeitura.

Sistema

Louveira conta com câmeras de monitoramento instaladas em entradas e saídas dos bairros, além das ruas e avenidas de maior movimento.

Eventuais imagens de crimes podem ser solicitadas à Secretaria de Segurança pelas autoridades policiais, Ministério Público e Poder Judiciário, com o objetivo de auxiliar em investigações e ocorrências.

“O sistema de câmeras tem sido ferramenta importante na solução de crimes e na busca dos autores, também servindo às forças de segurança para direcionar o patrulhamento com eficiência. A instalação de novos totens garante maior vigilância e segurança para os moradores”, disse Osvaldo Roberto Candido, secretário de Segurança.

Os locais dos novos totens de monitoramento foram escolhidos de sacordo com critérios estratégicos do planejamento de segurança pública.

- Centro - Estação Ferroviária: Rua 21 de Março, 35
- Bairro Santo Antônio - Cruzamento da Av Ricieri Chiquetto com a Av Paulo Prado
- Rodovia Geraldo Dias - Entrada Vinhedo/Louveira - próximo ao Cemitério de Louveira

A Secretaria de Segurança planeja a instalação de mais um totem até o final de maio. O local ainda está em avaliação.