Gestão Ambiental | 17/07/2020

Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Cooperativa de Reciclagem de Louveira conquistam inédita parceria com ABRABE – Associ

Por meio de uma parceria articulada pela Secretaria de Gestão Ambiental, a Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE) selecionou a Cooperativa Recomeço para um trabalho conjunto na logística reversa, que é o descarte apropriado das embalagens produzidas. A ABRABE é entidade nacional que representa os fabricantes e importadores de bebidas.

Com 100% do território da cidade atendido pela coleta seletiva, Louveira é destaque em programas ambientais no país, tendo um dos maiores índices de reciclagem do Brasil, onde mais de 85% de todo o material recolhido é devidamente reciclado, gerando renda para as famílias cooperadas e cuidando de nosso Meio Ambiente.

Benefícios a todos

A Cooperativa informa à ABRABE a quantidade de material reciclável coletado, que é contabilizado pela entidade como descarte adequado.

Esta ação tem benefícios mútuos: os fabricantes de bebidas certificam a logística reversa das embalagens e repassa créditos para a Cooperativa que podem ser adquiridos na forma de insumos como prensas, geladeira, fogão industrial, mobília para refeitório, computador e outros equipamentos escolhidos em assembleia com todos os cooperados.

Louveira mais verde

Louveira foi selecionada para a parceria devido à organização administrativa e eficiência no trabalho da Cooperativa Recomeço, que ganhou destaque regional ao alcançar 85% de aproveitamento dos materiais coletados, além da estrutura oferecida pela Prefeitura como o galpão e equipamentos do Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR) e a distribuição e coleta dos sacos verdes área urbana e rural.

A estrutura trata aproximadamente 150 toneladas de recicláveis ao mês, gerando ganhos ambientais, economia aos cofres públicos com o transporte que seria feito aos aterros e renda para cerca de 70 cooperados.