Saúde | 07/05/2014

Secretaria de Saúde aumenta efetivo e intensifica ações de combate à dengue

Foto: Divulgação

A Vigilância em Saúde (Visa) da Prefeitura de Louveira está reforçando o trabalho de combate aos focos de dengue no município. Para isso, o órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde recebeu recentemente um aumento de 5 para 12 (140%) agentes de saúde, que estão mobilizados em ações de controle da propagação da doença, como visitas casa a casa e em  locais que já registraram casos suspeitos.

De acordo com o diretor da Visa, Cristiano Araújo, o serviço de visita casa a casa cobre a cidade inteira e é enfatizado na região do Bairro Santo Antônio, onde historicamente há mais focos de dengue.  Além das visitas domiciliares, os funcionários averiguam pontos onde há maior circulação dos vetores de transmissão da dengue, como borracharias, imóveis com grande circulação de pessoas, escolas e prédios públicos. “Fazemos também uma busca ativa dos casos suspeitos. Quando recebemos uma notificação de dengue, encaminhamos uma equipe à residência do doente, que efetua uma busca de novos casos suspeitos de dengue num raio de 200 metros”, explica.

A Prefeitura efetua também um intenso trabalho de conscientização da população sobre como manter a residência longe da ameaça da dengue. Os meios utilizados são os veículos de imprensa da Prefeitura, a distribuição de panfletos informativos e a divulgação em outdoors e totens espalhados por toda a cidade. “O trabalho de combate a dengue deve ser feito ao longo de todo o ano e consiste numa parceria entre população e prefeitura. Por isso é necessária a colaboração dos louveirenses, que devem ficar atentos e não deixar acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, que é onde o mosquito se desenvolve”, orienta Cristiano. “Vale lembrar que não existe vacina contra a dengue, a única forma de impedir a doença é através da prevenção”, alerta.

Sintomas

Os sintomas da Dengue são febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo, dor nas juntas, desânimo e manchas avermelhadas na pele. Caso você apresente algum dos sintomas citados acima, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Não se esqueça de informar se esteve ou viajou para local com possíveis focos do mosquito vetor da dengue.