Saúde | 11/04/2013

Saúde de Louveira realiza Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal

Foto: Internet

 

Durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe, que começa dia 15 e termina dia 26 de abril, os dentistas da equipe de Saúde Bucal da Prefeitura de Louveira estarão realizando exames preventivos nas Unidades de Saúde, das 8h às 17h (e até ás 16h no Posto de Saúde do Monterrey) com a finalidade de identificar lesões bucais que podem gerar câncer ou com necessidade de acompanhamento e intervenção odontológica. Após esta etapa, se houver necessidade de exames complementares, os pacientes serão encaminhados e serão avaliados por um especialista da Prefeitura de Louveira.

“Além dos exames bucais, os pacientes receberão orientações para diminuir o risco de desenvolver o câncer de boca”, explica a secretária de Saúde, Pâmela Mango. Os fatores que predispõem o paciente a desenvolver um tumor maligno na boca são o consumo frequente de álcool, o tabagismo (cigarro, cachimbo,etc), a falta de cuidados com os dentes (deixando dentes quebrados, raízes residuais ou tártaro, que ficam constantemente traumatizando a mucosa) e as próteses inadequadas (dentaduras) e em más condições, que, por sua vez, irritam e ferem a mucosa bucal (língua, gengiva, bochecha, etc).

Segundo especialistas da Saúde Bucal de Louveira, a causa do câncer é desconhecida, porém os fatores mencionados e a exposição prolongada ao sol podem ser responsáveis pelo aparecimento de lesões que, quando não tratadas, podem evoluir para um câncer.  “Atualmente, o câncer bucal ocupa uma posição de destaque entre os tumores malignos que acometem o organismo, devido a sua alta incidência e mortalidade”, alerta Pâmela Mango.

A secretária orienta a população a procurar atendimento odontológico quando uma ferida na boca ou no lábio não cicatrizar em 15 a 21 dias. No entanto, explica que todos podem fazer o autoexame de boca. “Isto deve ser feito diante do espelho, com uma boa iluminação, procure por feridas, caroços principalmente no pescoço e em baixo do queixo, mobilidade dental repentina, mau hálito, sangramento na gengiva ou endurecimento da língua. Qualquer dúvida procure um médico ou dentista, pois grande parte dos cânceres tem cura e quanto mais cedo for diagnosticado, menores serão as sequelas”, finaliza.