Cidadão

Empresa

Servidor

Coronavírus | Covid-19 | 26/01/2022

SAÚDE - Novo protocolo da Vigilância Epidemiológica estabelece período de 7 a 10 dias de isolamento em casos de covid-19

Pessoas que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados devem permanecer em quarentena por 14 dias

A Vigilância Epidemiológica de Louveira divulgou nesta terça-feira (25) a atualização do "Protocolo Municipal de Covid: isolamento de casos e quarentena de contatos", que reduz para no mínimo 7 dias o período de isolamento dos pacientes com covid-19.

Baseado no Guia de Vigilância Epidemiológica/COVID-19, atualizado e publicado pelo Ministério da Saúde em 13 de janeiro, o documento tem como objetivo consolidar as novas regras de isolamento de casos  e quarentena de pessoas que tiveram contato com infectados, além de padronizar as orientações no âmbito municipal. 

As equipes de atendimento à Saúde foram devidamente orientadas pela Vigilância sobre as mudanças. 

Confira abaixo quais são os novos períodos de isolamento e quarentena no município de Louveira: 

CASOS SUSPEITOS SINTOMÁTICOS OU CONFIRMADOS SINTOMÁTICOS 

- Isolamento por 7 dias a partir do início dos sintomas, desde que no 7º esteja afebril sem o uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas e sem nenhum sintoma respiratório. Nesse caso, deve manter as medidas adicionais (veja abaixo) até o 10º dia completo do início dos sintomas. 

-  Caso o indivíduo permaneça com sintomas respiratórios ou febre no 7º dia completo após o início dos sintomas é necessário afastar mais 3 dias, completando 10 dias. Após 10 dias, não é preciso realizar o teste para suspender o isolamento, desde que o paciente não tenha sintomas. 

Medidas adicionais 
Saiba quais são as medidas adicionais a serem adotadas até o 10º dia completo do início dos sintomas nos casos de suspensão do isolamento a partir do 7º dia. 

- Usar máscara bem ajustada ao rosto, preferencialmente cirúrgica ou PFF2/N95 (esse último para procedimentos com risco de produção de aerossóis), em casa ou em público. 
- Evitar contato com pessoas imunocomprometidas ou que possuam fatores de risco para agravamento da COVID-19, como também locais com aglomerações de pessoas ou onde não seja possível manter o distanciamento físico. 
- Não frequentar locais onde não possa usar máscara durante todo o tempo, como restaurantes e bares; e evitar comer próximo a outras pessoas, tanto em casa como no trabalho, por pelo menos 10 dias completos após o início dos sintomas. 
- Não viajar durante o seu período de isolamento.

CASOS CONFIRMADOS ASSINTOMÁTICOS 

Isolamento por 7 dias a partir da data do teste

Observação: O dia 0 é o dia do início dos sintomas e o dia 1 é o primeiro dia completo após o início dos sintomas, ou seja, 24 horas após o início dos sintomas, e assim sucessivamente. 

PESSOAS QUE TIVERAM CONTATO COM INFECTADO 

Quarentena para contatos assintomáticos é de 14 dias a partir da data de último contato com o caso suspeito ou positivo. 

- Caso surjam sintomas nesse intervalo, o contato será reclassificado como caso suspeito. 

Prevenção

A Secretaria de Saúde reforça que, diante do alarmante aumento no número de pessoas infectadas é fundamental manter os protocolos de prevenção à covid-19 como o uso de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento social.