Água e Esgoto | 06/01/2017

SAE recebe recurso da Fehidro para iniciar a primeira etapa do Plano de Combate a Perdas de Água

eta

Após inscrição realizada pela Secretaria de Água e Esgoto de Louveira (SAE) junto à Secretaria Executiva do Conselho de Orientação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (SECOFEHIDRO), a cidade dá o primeiro passo para implantação do Plano de Combate a Perdas de Água da agência PCJ. O município foi contemplado com recursos para a viabilizar a implantação do projeto inicial. O valor liberado foi de R$ 4.888.684,89 e uma contrapartida de R$ 1.010.536,65.

O Plano de Combate a Perdas funciona como um guia com o objetivo de orientar as ações e projetos da SAE para um programa de redução permanente dos índices de perdas de água. A redução das perdas físicas permite diminuir os custos de produção, tais como: consumo de energia, produtos químicos, entre outros. Já, a redução das perdas não físicas permite aumentar a receita tarifária, melhorando a eficiência dos serviços prestados e o desempenho financeiro do serviço.

De acordo com a diretoria de Planejamento e Projetos da SAE de Louveira, com este recurso será possível dar o pontapé inicial e apresentar ações de curto, médio e longo prazo, que visam alcançar 20% de perdas para um horizonte de tempo de 20 anos, conforme metas estabelecidas pelo Plano de Bacias aprovado pelos Comitês PCJ. A ideia é identificar e corrigir de forma contínua fatores de desperdícios da água utilizada em Louveira para abastecimento público.