Segurança | 22/03/2023

Resultado das ações da Operação Verão são positivas e importantes à prevenção da população

Objetivo da ação, durante todo o período do Verão, é agir sobretudo na prevenção, com integração às secretarias em ações como limpeza de bueiros, e ações emergenciais causados por fortes chuvas que acontecem no Verão até o final

A Prefeitura de Louveira, por meio da Defesa Civil da Secretaria de Segurança, segue com a Operação Chuvas de Verão 2022/2023. Com o objetivo de prevenir e, ao mesmo tempo, auxiliar nas ações de limpeza após as fortes chuvas do Verão, a ação iniciou em dezembro e continua até o final de março. Mesmo com as chuvas intensas, a equipe mobilizou a estrutura de proteção para conter os danos e evitar incidentes.

Apesar dos dias mais críticos de chuva, graças ao trabalho do Plano de Contingência 2022/2023, os danos foram contidos e não houve vítimas feridas ou óbitos. Nos dias 26, 27 e 28 de dezembro de 2022 e nos dias 28 de fevereiro e 09 de março, foram causados alguns pontos de inundação e alagamentos na cidade, chegando a invadir residências, principalmente às margens do Córrego Santo Antônio e em 17 de janeiro e 15 de fevereiro fortes vendavais causaram a queda de várias árvores pela cidade.

Dessa forma, houve uma reunião com a Secretaria de Gestão Ambiental para tratar de assuntos referentes às solicitações de poda ou supressão de árvores com os relatórios solicitando serviços emergenciais em áreas sensíveis do município.

Desde o início da Operação, foram registradas 241 ocorrências que foram atendidas pela Defesa Civil, entre elas interdição em edificações, limpeza de córregos, orientações ao público, rondas preventivas, vistoria em imóveis públicos e particulares , entre outras.

A Defesa Civil tem realizado rondas preventivas nas áreas suscetíveis à movimentação de massa e inundação desde o começo da Operação.

A equipe recebe ligações dos moradores  informando de situações como árvores com risco de queda, vielas de manutenção com problemas, muros de contenção desmoronando, entre outras, e a partir dessas solicitações são realizadas as vistorias, elaborados os relatórios e encaminhados ao órgão competente. No caso das solicitações via telefone, as demandas estão sendo encaminhadas à Secretaria de Segurança para ciência e encaminhamentos necessários.

Várias famílias foram atendidas pela Divisão com orientações ou com a execução de serviços municipais. Segundo a Secretaria de Assistência Social, 24 famílias foram atendidas e 18 delas tiveram suas casas atingidas e foram assistidas pelo serviço social. Em evento ocorrido no dia 28 de fevereiro, a Secretaria fez o atendimento de 5 famílias que tiveram as casas invadidas pelas águas das chuvas.

Também foi realizada a transferência de equipamentos de poda/supressão de árvores para o Corpo de Bombeiros e Secretaria de Serviços Públicos, que são os órgãos operacionais para este tipo de serviço.

Em 23 de fevereiro, as Secretarias de Segurança, Desenvolvimento Urbano, Divisão de Trânsito e Defesa Civil, juntamente com o Prefeito Estanislau Steck, realizaram uma vistoria pela cidade nas áreas de risco.

No dia 28 de fevereiro, com mais de 65 mm de chuva em menos de duas horas, a qual atingiu também as demais cidades da região, pontos de inundação e alagamentos foram identificados no município. Nesta situação, o Prefeito acompanhou as equipes de Defesa Civil nas vistorias em campo.

Além disso, a Defesa Civil lança periodicamente um boletim com divulgação de informações relacionadas à previsão do tempo, orientações de segurança e ações da divisão.