Gestão Ambiental | 16/05/2022

RECICLAGEM - Louveira realiza ação especial para coleta de óleo e sucata eletrônica nesta terça-feira (17) em dois pontos

Evento acontece em dois pontos na cidade: na Praça Pedro Sanches (bairro Santo Antônio) e Estação Ferroviária (Centro), das 9h às 17h

A Prefeitura de Louveira realiza, nesta terça-feira (17), uma ação especial para coleta de óleo usado e sucata eletrônica. A proposta marca a celebração do Dia Mundial da Reciclagem. 

A coleta acontece em dois pontos na cidade: na Estação Ferroviária (Centro) e na Praça Pedro Sanches, de frente a Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens (bairro Santo Antônio) das 9h às 17h. A atividade é realizada pela Secretaria de Gestão Ambiental.

O óleo de cozinha deve ser levado até os locais dentro de garrafas pet bem fechadas.

Todo o material recolhido será destinado para a Cooperativa de Reciclagem, que fará a separação e repassará para o processo de reciclagem.

No dia, as escolas municipais vão anunciar as classes vencedoras da 2ª Gincana de Coleta de Óleo e Sucata Eletrônica. CLIQUE AQUI para saber masi sobre a gincana.

Pontos de coleta

- Praça Padre Sanches: Rua Nerina, 92 – Bairro Santo Antônio. Das 9h às 17h

- Estação Ferroviária: Rua 21 de Março, 35  -  Bairro Vila Pasti. Das 9h às 17h
 
Confira abaixo como você pode descartar o óleo de cozinha usado no seu dia a dia:

- Espere o óleo esfriar;
- Com a ajuda de um funil você pode colocá-lo dentro de uma garrafa pet;
- Feche bem e deixe junto ao lixo para ser coletado.
 
Motivos pelos quais devemos descartar o óleo de cozinha corretamente
 
-  O óleo descartado no solo pode contaminá-lo e atingir até mesmo o lençol freático.
-  Se descartado nos bueiros, ele pode chegar até nos córregos e rios, impedindo a passagem de luz e do oxigênio nas águas, causando a morte de espécies aquáticas.
-  Nas casas se descartado nas pias pode causar danos aos encanamentos, além de atrair animais causadores de doenças como ratos, baratas e entre outros.