Saúde | 15/10/2021

PROTEÇÃO - Postos de saúde abrem neste sábado para aplicação de 18 tipos de vacina em crianças e adolescentes de até 15 anos

No caso dos moradores com 12 anos ou mais que tomaram a vacina contra covid-19, é preciso aguardar ao menos 15 dias para receber outra imunização

A Prefeitura de Louveira promove, neste sábado (16), o Dia D da Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes de até 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

Serão disponibilizadas doses de 18 tipos de vacinas contra doenças como poliomielite, sarampo, catapora e caxumba, hepatite e meningite.

A ação acontece das 8h às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Lucilene Mosca Melin (Centro), 21 de Março, Antônio Carlos dos Santos (PAS), Burck e Vista Alegre. Não haverá imunização na UBS Monterrey (veja os endereços abaixo).

Para sensibilizar a população, um carro de som está circulando pela cidade informando sobre a ação e pedindo que os pais e/ou responsáveis levem as crianças e adolescentes à s unidades de saúde.

Dentre os imunizantes que estarão disponíveis nos postos na campanha estão:

-BCG,

-Hepatite A e B

-Penta (DTP/Hib/Hep B)

-Pneumocócica 10 valente

-VIP (Vacina Inativada Poliomielite)

-VRH (Vacina Rotavírus Humano)

-Meningocócica C (conjugada)

-VOP (Vacina Oral Poliomielite)

-Febre amarela

-Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba)

-Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela)

-DTP (tríplice bacteriana)

-Varicela

-HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para atualização da caderneta de adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Para garantir a imunização, basta se dirigir a uma das unidades portanto a caderneta de vacinação.

No caso dos moradores com 12 anos ou mais que tomaram a vacina contra covid-19, é preciso aguardar ao menos 15 dias para receber outra imunização.

Embora o Sistema Único de Saúde (SUS) oferte imunizantes contra todas essas enfermidades, o Ministério da Saúde ressalta que desde 2015 a cobertura vacinal no Brasil vem diminuindo. O Brasil, que registrava índices de vacinação acima de 90% por décadas, viu esse patamar se reduzir nos últimos anos, baixando para cerca de 60% de cobertura vacinal, levando preocupação às autoridades sanitárias. Doenças que eram consideradas erradicadas no país, como sarampo, por exemplo, voltaram a registrar casos, o que tirou do Brasil a condição de país livre do sarampo pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além do Dia D, todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação de crianças e adolescentes estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira. Em caso de dúvidas, a Secretaria de Saúde orienta os moradores a entrarem em contato diretamente com a UBS mais próxima.

Confira abaixo o número de telefone das UBSs:

- UBS 21 de Março
Telefone: (19) 3878-0728.

- UBS Antônio Carlos dos Santos (PAS)
Telefones: (19) 3848-1062 / 3848-1201.

- UBS Burck
Telefone: (19) 3878-0411.

- UBS Vista Alegre
Telefone: (19) 3848-4172.

- CS III - UBS Dra. Lucilene Mosca Melin
Telefone: (19) 3948-5311.

- UBS Monterrey
Telefone: (19) 3878-5236.