Desenvolvimento Econômico | 19/02/2024

Projeto de Lei que indica Louveira como Município de Interesse Turístico segue para apreciação da Alesp

O texto da indicação foi divulgado no Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo de sexta-feira, 16 de fevereiro; em sendo aprovado pelo Poder Legislativo, o projeto de lei segue para apreciação do Governador do Estado; classificação é importante para fortalecer o Turismo como setor fundamental para a economia da cidade


Em uma nova e fundamental etapa no processo para classificar Louveira como Município de Interesse Turístico junto ao Governo do Estado, o projeto de lei que indica esta solicitação foi encaminhado para apreciação e divulgado no Diário Oficial da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) de sexta-feira, 16 de fevereiro. A indicação conta com apoio do Deputado Estadual Alex Madureira mediante o Projeto de Lei nº 52 de 2024. 

A Prefeitura tem atuado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com um conjunto de políticas públicas no sentido de valorizar o patrimônio cultural e natural de Louveira, mas também de fortalecer o Turismo como setor fundamental para a economia da cidade, em especial o cicloturismo, já que a cidade tem atraído cada dia mais ciclistas pelas propriedades fruticultoras nas áreas rurais, vinícolas e restaurantes em meio às belas paisagens proporcionadas pela vasta área verde presente da cidade. 

Caso seja o projeto de lei seja aprovado pelo Poder Legislativo, segue para apreciação do Governador do Estado. A classificação como MIT é um instrumento importante para estimular o desenvolvimento do município e para que Louveira possa receber recursos estaduais voltados para obras de melhorias de estrutura, ampliando e qualificando a oferta turística na cidade e beneficiando a economia do município como um todo. 

Com foco no fortalecimento do Turismo, a Prefeitura vem concretizando ações por meio da Divisão de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e estruturando a cidade, como, por exemplo, com pavimentações de estradas rurais, com a construção da Usina de Suco de Uva, que será um importante ponto turístico da cidade, concedendo subsídios agrícolas de valorização do trabalho do produtor rural, como o Programa de Incentivo ao Cultivo Protegido, o Programa Municipal de Incentivo a Fruticultura (Promif), o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA), e também apoio à agricultura familiar, parcerias que promovem o incentivo aos jovens, como o Programa Jovem Agricultor do Futuro. 

Outra importante ação, que foi lançada em 2023, é o Mapa Turístico de Louveira – uma plataforma online com todas as informações turísticas da cidade. Devido a este trabalho de fortalecimento, Louveira também foi incluída no Mapa do Cicloturismo do Governo do Estado.