Cidadão

Empresa

Servidor

Saúde | 15/10/2015

Programação ‘Outubro Rosa’ promoveu palestra sobre o câncer de mama

3Q5A9039.JPG

Luta contra o câncer segue com ações em toda a cidade

Na última quarta- feira, 14, a Secretaria da Saúde realizou uma palestra sobre o câncer de mama e o autoexame, programação que faz parte das atividades oferecidas no ‘Outubro Rosa’. A palestra foi ministrada pela enfermeira Fabiana Araújo no Centro de Convivência no Bairro do Monterrey.

Segundo Maria Luíza Pascolim, 67, a assistência oferecida pela cidade é muito superior à oferecida na capital de São Paulo. “Me mudei para Louveira faz três anos e somos amparadas de todas as formas. A palestra só nos orientou mais e mostrou que é importante se cuidar e saber que tem gente capacitada pra isso, nos tranquiliza” comenta.

Como parte da programação, dia 24 de Outubro (sábado), das 8h às 16h, a Secretaria de Saúde realizará o programa “Mulher que trabalha também se Cuida”, com coleta de Papanicolau (Citologia Oncótica), orientação para autoexame das mamas e agendamento de mamografias nas seguintes Unidades de Saúde: Unidade de Saúde Dra Lucilene Mosca Mellin (CS III) e Unidade de Saúde Antonio Carlos dos Santos (PAS).

O movimento tem como objetivo fazer campanha de conscientização da doença e ilumina os principais prédios e monumentos no mundo, e é promovido pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).
No ano anterior foi realizada pela Secretaria de Saúde 582 exames de mamografia na cidade, através do programa Sismama.

“Outubro Rosa” 

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. Iniciou-se nos Estados Unidos, em 1997 e, posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro tornou-se o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

 

Em outubro de 2009, se multiplicaram as ações relativas ao Outubro Rosa em todas as partes do Brasil e, em 2010, o governo brasileiro, por meio do INCA (que integra a Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde), passou a fazer parte da mobilização. Nos últimos anos, o Instituto realizou eventos sobre câncer de mama com a participação da sociedade civil, além de produzir e distribuir materiais informativos com recomendações para a população e profissionais de saúde.


O câncer de mama atingiu cerca de 57.120 mulheres só neste ano de 2015. Segundo o INCA , é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Os médicos recomendam que a mamografia deva ser feita anualmente em mulheres a cima de 50 anos.

3Q5A9032.JPG
3Q5A9033.JPG
3Q5A9034.JPG
3Q5A9035.JPG
3Q5A9036.JPG
3Q5A9039.JPG
3Q5A9044.JPG
3Q5A9049.JPG
3Q5A9051.JPG
3Q5A9056.JPG