Gestão Ambiental | 07/10/2019

Programa de coleta seletiva de Louveira é referência para mais uma cidade

Programa de coleta seletiva de Louveira é referência para mais uma cidade

Realizado em 100% do território, o programa de coleta seletiva de Louveira tem sido um modelo para diversas cidades de todo Brasil. Nesta semana, representantes do legislativo de Pilar do Sul, município da região metropolitana de Sorocaba, estiveram na Secretaria de Gestão Ambiental para conhecer de perto os detalhes do programa.

Os técnicos da Secretaria apresentaram a estrutura completa de reciclagem que o município de Louveira criou através de programas de incentivo e aprimoramento de políticas públicas em benefício do meio ambiente.

Por meio da entrega gratuita de 56 mil sacos verdes e uma coleta de cerca de 140 toneladas de material reciclável mensalmente, esse sistema gera economia aos cofres públicos e renda para trabalhadores da cooperativa de reciclagem.

Centro de Gerenciamento de Resíduos

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR), local para onde todo material reciclável é encaminhado. O espaço foi criado pela prefeitura com todos os equipamentos necessários, como esteira, prensa e empilhadeira para que os recicláveis sejam separados, compactados e destinados às empresas que reutilizam como matéria prima para novos produtos.

O resultado da venda do material é destinado diretamente aos 40 trabalhadores organizados no modelo de cooperativa que, além de distribuir de acordo com a produtividade, ainda paga a contribuição do INSS de cada cooperado.