Desenvolvimento Econômico | 31/10/2013

Produtores do Espírito Santo visitam propriedades do Turismo Rural de Louveira

Foto: Divulgação

Louveira recebeu a visita de aproximadamente trinta pessoas de diversas cidades do Estado do Espírito Santo que estiveram no município, no último dia 25, para conhecerem asnovidades tecnológicas na produção de uva niagara, o turismo rural e os produtos artesanais produzidos pelos agricultores louveirenses.  A missão técnica foi organizada em parceria pelos Sebrae/Jundiaí e Sebrae/ES, com o objetivo de  apresentar a realidade desta região, as técnicas utilizadas na produção de uva, vinhos e o processamento de sucos “Escolhemos Louveira por ter características bastante similares com as nossas, principalmente com as experiências com a uva niagara, que é originária daqui desta região”, disse o consultor do Sebrae- ES,  Marcio Rosalém.  O grupo participante faz parte do projeto de Fruticultura do Espírito Santo e estava composto por produtores de uva e vinho.  Acompanharam a equipe durante o passeio  nas propriedades de Louveira, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico  Jailson  Marinho, o diretor  da divisão de Agricultura Daniel Miqueletto, a turismóloga Rafaela Lorençon, além dos o consultores do Sebrae-Jundiaí Alonso Luis da Silva e do Sebrae-ES Marcio Rosalém.

O roteiro seguido pela comitiva teve início no Sítio Santa Rita, onde puderam ver as técnicas utilizadas pelos produtores no plantio das uvas e também puderam conhecer as peculiaridades de espécies como uva Shiraz, cultivadas nesta propriedade. O engenheiro agrícola Daniel Miqueletto, que é produtor e proprietário do sítio fez a apresentação de todo o processo utilizado na fabricação dos Vinhos Micheletto e suas variáveis. O momento também foi de perguntas e troca de experiências entre eles. Para Daniel Miqueletto a experiência de receber um grupo técnico de produtores é enriquecedora  “Com essa troca de informações durante a apresentação também aprendemos muita coisa, além disso  é um orgulho pra nós recebermos uma comitiva de produtores. Essa e outras visitas que temos recebido é reflexo do sucesso que a tecnificação da produção da uva niagara, aliada ao processamento de outras variedades de uva e ao desenvolvimento da atividade turística no meio rural tem trazido as pequenas propriedades familiares características do nosso município e de todo Circuito das Frutas. Louveira tem se tornado referência nesses temas”, ressaltou Miqueletto.O grupo pôde fazer degustação dos vinhos e produtos, momento em que fizeram uma rápida confraternização e contaram um pouco da experiência do plantio no Espírito Santo. De acordo com Jandiro Gratieri, da cidade de Urania Alfredo Chaves- ES, os produtores de Louveira são privilegiados por contar com o apoio do poder público “Gostei de conhecer a realidade de Louveira que aliás, é muito parecida com a nossa. O diferencial é que aqui a Prefeitura está de parabéns por dar apoio aos agricultores e lá ainda não temos  ajuda do poder público mas agora vamos nos unir e buscar este incentivo também”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jailson Marinho, aproveitou a oportunidade para falar aos participantes sobre a parceria que existe entre a Prefeitura e os produtores do município e as benfeitorias resultantes desse engajamento “Esta administração está cada vez mais engajada e com um olhar especial para a agricultura. Temos a vantagem que o prefeito Junior Finamore foi um agricultor e portanto conhecedor de todas as dificuldades e anseios deste setor, por isso vem lutando cada vem mais para o fortalecimento da agricultura no município tornando-o referência em todo o Circuito das Frutas. Isso nos encoraja a promovermos sempre mais ações para mantermos as características da cidade sem perdermos para a especulação imobiliária, muito pujante nessa região”, comentou Jailson.

Produtos artesanais e turismo

A segunda parada do grupo foi no Sítio Registro da família Gothardi, lugar em que puderam desfrutar de compotas, geleias, doces, queijos e bebidas. Aprenderam sobre doces artesanais, cachaça artesanal  e a experiência de receber os turistas como forma de renda familiar.

O encerramento da visita aconteceu na Chácara Alvorada com almoço e visitação na propriedade. Além de provarem a deliciosa comida caseira servida no local, o grupo recebeu todas as orientações da proprietária Vera Daroz de como receber bem os turistas e de como cultivar diversas frutas com qualidade.

“Fiquei encantado com a visita a Louveira. As pessoas são humildes e trabalhadoras e o atendimento nos locais turísticos são excelentes ”, disse Zózimo Olício Carlini, proprietário de uma vinícola no ES.  Para Devanir Antônio Ziviani, o roteiro turístico de Louveira foi motivador para quem pensa em investir também no turismo “Meu forte é vender frutas para o Ceasa. Antes de participar dessa visita nunca havia pensado em trabalhar com turismo rural, agora vou levar uma imagem muito boa desta experiência e estudar a viabilidade de implantar também na minha propriedade”, disse Devanir, que possui um sítio de 40 hectares.

Mais uma a levar exemplos de Louveira para implementar as suas vendas em Tabocas, no município de Santa Tereza, é a produtora Dalva Maria da Silva, casada com o italiano Giovanni Groteschi. “Sempre aprendemos muito com a experiência do próximo e com a troca de informações. Somos produtores de uvas finas e comercializamos suco com as uvas Violeta e Isabel Precoce, assim estamos nos consolidando no mercado. Conheci aqui o suco da Niagara Branca e adorei. Pretendo começar a produzi-lo e incrementar nossa oferta de produtos”, contou Dalva.

A missão técnica do grupo de produtores do Espírito Santo teve ainda como experiência a vista a outros locais como a EPAMIG – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, na cidade de Caldas; a visita aos Vinhos Campino, em Andradas e no IAC – Instituto Agronômico de Jundiaí.