Desenvolvimento Econômico | 04/11/2013

Primeira ‘Roda de Conversa’ com idosos encerra atividades

Foto: Divulgação

Despertar para os pequenos prazeres do cotidiano, compreender as mudanças sociais que alteraram radicalmente o contexto de vida ao longo das décadas, valorização de diversificados saberes, ensinar e aprender em um clima de amizade e acolhimento. Essas foram algumas das vivências de 10  idosos participantes do projeto psicossocial “Roda de Conversa”, realizada nos últimos três meses pelo Centro de Convivência do Idoso de Louveira.

As atividades foram concentradas em 12 encontros semanais, planejados e mediados pela equipe psicossocial formada pela assistente social Viviane Junta, pela psicóloga Paula Prete e pela estagiária de psicologia Sílvia Simões, com base nas demandas do ciclo de vida do idoso e do perfil deste público, atendido no serviço da secretaria de Assistência Social do município. O principal objetivo foi proporcionar condições para o empoderamento dos participantes, através de suas potencialidades.

Passeio turístico

Parte importante em comum da história de todos os participantes, o cenário rural, foi o lugar escolhido para a confraternização que finalizou o trabalho. Com o apoio da Divisão de Turismo, no último dia 24, o grupo participou de uma versão reduzida do passeio agroturístico nas propriedades do Turismo Rural de Louveira.


         Na avaliação dos participantes, durante o encerramento, o projeto promoveu mudanças práticas e muito positivas em suas relações na vida diária e na maneira de pensar o mundo e sua condição de idosos. De acordo com as técnicas envolvidas, com o respaldo da secretaria de Assistência Social  e do poder público municipal, foi um trabalho rico e proveitoso, que atingiu excelentes resultados junto aos usuários.